O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTA FORMAÇÃO?
(recomendada pelo Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP)

Iniciar um caminho de estudo, prática e ensino de mindfulness

Realizar cursos de mindfulness de 8 semanas

Conhecer os fundamentos de cada uma das técnicas

Estudar o escopo ético das origens de mindfulness

Alinhar-se aos princípios fundamentos para instrutores

Conduzir a experiência de aprendizagem

Desenvolver a linguagem adequada para apoiar o aprendizado

Aprofundar sua experiência pessoal com mindfulness

TURMA 6: de 22 a 29 de julho de 2021 – Inscrições abertas!

COMO A FORMAÇÃO ESTÁ ESTRUTURADA?

Neste caminho de desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para conduzir cursos de mindfulness,
os módulos são estruturados no formato de cursos intensivos de uma semana.

Curso de 8 semanas – Este é um pré-requisito. Para se inscrever na formação de instrutores, você precisa já ter participado de um curso introdutório de 8 semanas e estar praticando há pelo menos 6 meses.

Módulo I – Você aprenderá os princípios fundamentais das práticas de mindfulness e se capacitará para oferecer cursos para indivíduos ou grupos em diferentes contextos. Desenvolverá conhecimento sobre o que ensinar e habilidade em como ensinar.

Curso-piloto – Após participar do módulo I, você conduzirá um curso-piloto de 8 semanas, como pré-requisito para participar do módulo II. Nós lhe apoiaremos nessa jornada.

Módulo II – Você realizará prática intensiva de mindfulness em silêncio, como base para a autenticidade em suas atividades como instrutor(a). Além disso, ampliará seus conhecimentos sobre as técnicas fundamentais e a metodologia de ensino.

Após a conclusão do Módulo II, mediante cumprimento das tarefas solicitadas e 100% de presença nos dois módulos, você será um instrutor certificado e poderá oferecer cursos de mindfulness.

Há também os Módulos III e IV, opcionais, nos quais você consolidará seus conhecimentos, refinará sua capacidade de ensino e aprenderá técnicas avançadas de mindfulness. Após o Módulo IV, você será um instrutor sênior certificado.

QUAIS OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS?

Definições e benefícios de mindfulness

Origens e contextos históricos

O Ãnãpãnasati Sutta e o Satipatthana Sutta

4 imensuráveis: amor, compaixão, alegria empática e equanimidade

3 compromissos: autenticidade, autoridade e amizade

Mindfulness no mundo moderno

  • Definições e benefícios de mindfulness
  • Origens e contextos históricos
  • O Ãnãpãnasati Sutta e o Satipatthana Sutta
  • 4 imensuráveis: amor, compaixão, alegria empática e equanimidade
  • 3 compromissos: autenticidade, autoridade e amizade
  • Mindfulness no mundo moderno

O processo de ensino-aprendizagem

A linguagem apropriada para o ensino

Planejando um curso de mindfulness

Superando objeções e pressignificando para o sucesso

Técnicas principais e técnicas informais

Avaliando a evolução dos participantes

  • O processo de ensino-aprendizagem
  • A linguagem apropriada para o ensino
  • Planejando um curso de mindfulness
  • Superando objeções e pressignificando para o sucesso
  • Técnicas principais e técnicas informais
  • Avaliando a evolução dos participantes

Para se candidatar a participar da formação, você precisa:

ter participado de um curso de mindfulness de 8 semanas presencialmente. Se você ainda não cumpriu esse requisito, encontrará ofertas de programas de 8 semanas aqui: www.abramind.org/membros/instrutores/

ter uma prática formal regular de mindfulness por um mínimo de 6 meses após ter concluído sua participação em um curso de mindfulness de 8 semanas. (Alguns cursos internacionais exigem 2 anos de prática e a participação em retiros antes da formação.)

QUEM SÃO OS PROFESSORES?

Luiz Ribeiro é um dos primeiros instrutores de mindfulness formados no Brasil. Atual coordenador do Conselho da Associação Brasileira de Mindfulness (AbraMind), formou-se na primeira turma da Mindfulness Trainings International no país, em 2013. Pela Assertiva Mindfulness, fundada no mesmo ano, já ofereceu centenas de cursos, retiros, palestras, workshops e outras ações, abertos e para organizações. Mais de 800 pessoas concluíram cursos oferecidos pela Assertiva.

Luiz formou-se jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Depois de anos de experiência como escritor, editor e redator atuando na cidade de São Paulo, em 2009 mudou-se para Botucatu, onde começou a meditar na linhagem Karma Kagyu, uma das mais antigas do budismo tibetano. Dois anos depois, encontrou seu principal professor, Jangchub Reid, da MTi.

Segue praticando diariamente e participando de retiros de silêncio, que duram de um fim de semana a um mês. Também iniciou, em 2017, a edição de livros sobre mindfulness pela AME (Assertiva Mindfulness Editora), com a intenção de disseminar conhecimento relevante para o Brasil.

Seu propósito é oferecer o contexto e as condições para o aprendizado e a prática de mindfulness, de maneira ética, compassiva e colaborativa, estimulando pessoas e organizações a superarem seus desafios e desenvolverem seu potencial.

Kalim Zappa é especialista em facilitação de processos de transformação humana com base em Mindfulness e Vedanta. Para oferecer os cursos fundou a Orchestra do Silêncio, uma escola de autoconhecimento que compartilha ensinamentos para a vida com base em valores universais.

Iniciou os estudos de autoconhecimento na adolescência, mas somente em 2013 assumiu um novo estilo de vida baseado no caminho do Dharma, quando começou seu trabalho como facilitador de cursos e logo em seguida realizou sua primeira viagem de estudos à Índia.

Em 2015 se formou instrutor de Mindfulness pela MTi – Mindfulness Trainings International, onde continua estudando sob a orientação de Jangchub Reid, seu professor na linhagem de ensinamentos Budistas.

Estudante assíduo de Advaita Vedanta e Yoga, viaja com frequência à Índia, onde realiza temporadas de aprofundamento em sua linha de estudos da tradição Védica, local onde também conduz grupos de alunos em viagens de autoconhecimento.

Com formação acadêmica em administração de empresas e atuação como consultor, utiliza sua experiência na área para transmitir os ensinamentos com uma linguagem simples e de fácil entendimento, como também para desenvolver programas de gestão emocional para organizações.

Desde 2016 oferece cursos em formato de imersão na natureza no centro de retiros Orchestra do Silêncio, onde aplica as metodologias de facilitação integrados aos conhecimentos de diferentes linhas de estudo, construindo um caminho de desenvolvimento contínuo em uma abordagem universalista e acessível.

DEPOIMENTOS

“Entendi que a autenticidade do instrutor é o que faz o programa fazer sentido para os participantes e que é através dela que conseguimos nos sentir seguros e à vontade na condução do grupo.”
(Andresa Barbieri, professora)

“Partilhar mindfulness tem sido uma continuidade do encantamento que me levou a fazer a formação para instrutor. A simplicidade e, ao mesmo tempo, a profundidade das práticas trazem transformações visíveis em cada participante. É gratificante também presenciar o poder da partilha no crescimento do grupo e de cada indivíduo, a partir de uma abertura em aprender com a experiência do outro.”
(Arthur Arya, professor de yoga e terapeuta ayurveda)

“Facilitar a minha primeira turma piloto de mindfulness me trouxe uma bela mistura de sentimentos: satisfação/dever cumprido por ter concluído com sucesso o objetivo fixado quando me propus executar a turma; gratidão por ter sido responsável pelo plantio dessa semente em cada participante, constatando que alguns regaram bem e, desde o terceiro encontro, já estavam colhendo benefícios; felicidade por experienciar esse lindo processo de colocar em prática todo o conhecimento e, sobretudo, aprender muito com os participantes, visualizando (neles) a minha própria evolução.”
(Chiara Gehring, administradora de empresas)

Turma 5: de 24 a 31 de janeiro de 2021 – Ribeirão Preto-SP