Iniciar um caminho de estudo, prática e ensino de mindfulness
Realizar cursos de mindfulness de 8 semanas
Conhecer os fundamentos de cada uma das técnicas
Estudar o escopo ético das origens de mindfulness
Alinhar-se aos princípios fundamentos para instrutores
Conduzir a experiência de aprendizagem
Desenvolver a linguagem adequada para apoiar o aprendizado
Aprofundar sua experiência pessoal com mindfulness
Neste caminho de desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para conduzir cursos de mindfulness,
os módulos são estruturados no formato de cursos intensivos de uma semana.
Curso de 8 semanas – Este é um pré-requisito. Para se inscrever na formação de instrutores, você precisa já ter participado de um curso introdutório de 8 semanas e estar praticando há pelo menos 6 meses.
Módulo I – Você aprenderá os princípios fundamentais das práticas de mindfulness e se capacitará para oferecer cursos para indivíduos ou grupos em diferentes contextos. Desenvolverá conhecimento sobre o que ensinar e habilidade em como ensinar.
Curso-piloto – Após participar do módulo I, você conduzirá um curso-piloto de 8 semanas, como pré-requisito para participar do módulo II. Nós lhe apoiaremos nessa jornada.
Módulo II – Você realizará prática intensiva de mindfulness em silêncio, como base para a autenticidade em suas atividades como instrutor(a). Além disso, ampliará seus conhecimentos sobre as técnicas fundamentais e a metodologia de ensino.
Após a conclusão do Módulo II, mediante cumprimento das tarefas solicitadas e 100% de presença nos dois módulos, você será um instrutor certificado e poderá oferecer cursos de mindfulness.
Há também os Módulos III e IV, opcionais, nos quais você consolidará seus conhecimentos, refinará sua capacidade de ensino e aprenderá técnicas avançadas de mindfulness. Após o Módulo IV, você será um instrutor sênior certificado.
Definições e benefícios de mindfulness
Origens e contextos históricos
O Ãnãpãnasati Sutta e o Satipatthana Sutta
4 imensuráveis: amor, compaixão, alegria empática e equanimidade
3 compromissos: autenticidade, autoridade e amizade
Mindfulness no mundo moderno
O processo de ensino-aprendizagem
A linguagem apropriada para o ensino
Planejando um curso de mindfulness
Superando objeções e pressignificando para o sucesso
Técnicas principais e técnicas informais
Avaliando a evolução dos participantes
Para se candidatar a participar da formação, você precisa:
✓ ter participado de um curso de mindfulness de 8 semanas presencialmente. Se você ainda não cumpriu esse requisito, encontrará ofertas de programas de 8 semanas aqui: www.abramind.org/membros/instrutores/
✓ ter uma prática formal regular de mindfulness por um mínimo de 6 meses após ter concluído sua participação em um curso de mindfulness de 8 semanas. (Alguns cursos internacionais exigem 2 anos de prática e a participação em retiros antes da formação.)
Luiz Ribeiro é um dos primeiros instrutores de mindfulness formados no Brasil. Atual coordenador do Conselho da Associação Brasileira de Mindfulness (AbraMind), formou-se na primeira turma da Mindfulness Trainings International no país, em 2013. Pela Assertiva Mindfulness, fundada no mesmo ano, já ofereceu centenas de cursos, retiros, palestras, workshops e outras ações, abertos e para organizações. Mais de 800 pessoas concluíram cursos oferecidos pela Assertiva.
Luiz formou-se jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Depois de anos de experiência como escritor, editor e redator atuando na cidade de São Paulo, em 2009 mudou-se para Botucatu, onde começou a meditar na linhagem Karma Kagyu, uma das mais antigas do budismo tibetano. Dois anos depois, encontrou seu principal professor, Jangchub Reid, da MTi.
Segue praticando diariamente e participando de retiros de silêncio, que duram de um fim de semana a um mês. Também iniciou, em 2017, a edição de livros sobre mindfulness pela AME (Assertiva Mindfulness Editora), com a intenção de disseminar conhecimento relevante para o Brasil.
Seu propósito é oferecer o contexto e as condições para o aprendizado e a prática de mindfulness, de maneira ética, compassiva e colaborativa, estimulando pessoas e organizações a superarem seus desafios e desenvolverem seu potencial.
“Entendi que a autenticidade do instrutor é o que faz o programa fazer sentido para os participantes e que é através dela que conseguimos nos sentir seguros e à vontade na condução do grupo.”
(Andresa Barbieri, professora)
“Partilhar mindfulness tem sido uma continuidade do encantamento que me levou a fazer a formação para instrutor. A simplicidade e, ao mesmo tempo, a profundidade das práticas trazem transformações visíveis em cada participante. É gratificante também presenciar o poder da partilha no crescimento do grupo e de cada indivíduo, a partir de uma abertura em aprender com a experiência do outro.”
(Arthur Arya, professor de yoga e terapeuta ayurveda)
“Facilitar a minha primeira turma piloto de mindfulness me trouxe uma bela mistura de sentimentos: satisfação/dever cumprido por ter concluído com sucesso o objetivo fixado quando me propus executar a turma; gratidão por ter sido responsável pelo plantio dessa semente em cada participante, constatando que alguns regaram bem e, desde o terceiro encontro, já estavam colhendo benefícios; felicidade por experienciar esse lindo processo de colocar em prática todo o conhecimento e, sobretudo, aprender muito com os participantes, visualizando (neles) a minha própria evolução.”
(Chiara Gehring, administradora de empresas)