O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTA FORMAÇÃO?
(recomendada pelo Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP)

Iniciar um caminho de estudo, prática e ensino de mindfulness

Realizar cursos de mindfulness de 8 semanas

Conhecer os fundamentos de cada uma das técnicas

Estudar o escopo ético das origens de mindfulness

Alinhar-se aos princípios fundamentos para instrutores

Conduzir a experiência de aprendizagem

Desenvolver a linguagem adequada para apoiar o aprendizado

Aprofundar sua experiência pessoal com mindfulness

TURMA 6: de 22 a 29 de julho de 2021 – Inscrições abertas!

COMO A FORMAÇÃO ESTÁ ESTRUTURADA?

Neste caminho de desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para conduzir cursos de mindfulness,
os módulos são estruturados no formato de cursos intensivos de uma semana.

Curso de 8 semanas – Este é um pré-requisito. Para se inscrever na formação de instrutores, você precisa já ter participado de um curso introdutório de 8 semanas e estar praticando há pelo menos 6 meses.

Módulo I – Você aprenderá os princípios fundamentais das práticas de mindfulness e se capacitará para oferecer cursos para indivíduos ou grupos em diferentes contextos. Desenvolverá conhecimento sobre o que ensinar e habilidade em como ensinar.

Curso-piloto – Após participar do módulo I, você conduzirá um curso-piloto de 8 semanas, como pré-requisito para participar do módulo II. Nós lhe apoiaremos nessa jornada.

Módulo II – Você realizará prática intensiva de mindfulness em silêncio, como base para a autenticidade em suas atividades como instrutor(a). Além disso, ampliará seus conhecimentos sobre as técnicas fundamentais e a metodologia de ensino.

Após a conclusão do Módulo II, mediante cumprimento das tarefas solicitadas e 100% de presença nos dois módulos, você será um instrutor certificado e poderá oferecer cursos de mindfulness.

Há também os Módulos III e IV, opcionais, nos quais você consolidará seus conhecimentos, refinará sua capacidade de ensino e aprenderá técnicas avançadas de mindfulness. Após o Módulo IV, você será um instrutor sênior certificado.

QUAIS OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS?

Definições e benefícios de mindfulness

Origens e contextos históricos

O Ãnãpãnasati Sutta e o Satipatthana Sutta

4 imensuráveis: amor, compaixão, alegria empática e equanimidade

3 compromissos: autenticidade, autoridade e amizade

Mindfulness no mundo moderno

  • Definições e benefícios de mindfulness
  • Origens e contextos históricos
  • O Ãnãpãnasati Sutta e o Satipatthana Sutta
  • 4 imensuráveis: amor, compaixão, alegria empática e equanimidade
  • 3 compromissos: autenticidade, autoridade e amizade
  • Mindfulness no mundo moderno

O processo de ensino-aprendizagem

A linguagem apropriada para o ensino

Planejando um curso de mindfulness

Superando objeções e pressignificando para o sucesso

Técnicas principais e técnicas informais

Avaliando a evolução dos participantes

  • O processo de ensino-aprendizagem
  • A linguagem apropriada para o ensino
  • Planejando um curso de mindfulness
  • Superando objeções e pressignificando para o sucesso
  • Técnicas principais e técnicas informais
  • Avaliando a evolução dos participantes

Para se candidatar a participar da formação, você precisa:

ter participado de um curso de mindfulness de 8 semanas presencialmente. Se você ainda não cumpriu esse requisito, encontrará ofertas de programas de 8 semanas aqui: www.abramind.org/membros/instrutores/

ter uma prática formal regular de mindfulness por um mínimo de 6 meses após ter concluído sua participação em um curso de mindfulness de 8 semanas. (Alguns cursos internacionais exigem 2 anos de prática e a participação em retiros antes da formação.)

QUEM É O PROFESSOR?

Luiz Ribeiro é um dos primeiros instrutores de mindfulness formados no Brasil. Atual coordenador do Conselho da Associação Brasileira de Mindfulness (AbraMind), formou-se na primeira turma da Mindfulness Trainings International no país, em 2013. Pela Assertiva Mindfulness, fundada no mesmo ano, já ofereceu centenas de cursos, retiros, palestras, workshops e outras ações, abertos e para organizações. Mais de 800 pessoas concluíram cursos oferecidos pela Assertiva.

Luiz formou-se jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Depois de anos de experiência como escritor, editor e redator atuando na cidade de São Paulo, em 2009 mudou-se para Botucatu, onde começou a meditar na linhagem Karma Kagyu, uma das mais antigas do budismo tibetano. Dois anos depois, encontrou seu principal professor, Jangchub Reid, da MTi.

Segue praticando diariamente e participando de retiros de silêncio, que duram de um fim de semana a um mês. Também iniciou, em 2017, a edição de livros sobre mindfulness pela AME (Assertiva Mindfulness Editora), com a intenção de disseminar conhecimento relevante para o Brasil.

Seu propósito é oferecer o contexto e as condições para o aprendizado e a prática de mindfulness, de maneira ética, compassiva e colaborativa, estimulando pessoas e organizações a superarem seus desafios e desenvolverem seu potencial.

DEPOIMENTOS

“Entendi que a autenticidade do instrutor é o que faz o programa fazer sentido para os participantes e que é através dela que conseguimos nos sentir seguros e à vontade na condução do grupo.”
(Andresa Barbieri, professora)

“Partilhar mindfulness tem sido uma continuidade do encantamento que me levou a fazer a formação para instrutor. A simplicidade e, ao mesmo tempo, a profundidade das práticas trazem transformações visíveis em cada participante. É gratificante também presenciar o poder da partilha no crescimento do grupo e de cada indivíduo, a partir de uma abertura em aprender com a experiência do outro.”
(Arthur Arya, professor de yoga e terapeuta ayurveda)

“Facilitar a minha primeira turma piloto de mindfulness me trouxe uma bela mistura de sentimentos: satisfação/dever cumprido por ter concluído com sucesso o objetivo fixado quando me propus executar a turma; gratidão por ter sido responsável pelo plantio dessa semente em cada participante, constatando que alguns regaram bem e, desde o terceiro encontro, já estavam colhendo benefícios; felicidade por experienciar esse lindo processo de colocar em prática todo o conhecimento e, sobretudo, aprender muito com os participantes, visualizando (neles) a minha própria evolução.”
(Chiara Gehring, administradora de empresas)

Turma 5: de 24 a 31 de janeiro de 2021 – Ribeirão Preto-SP