Aguarde próximas turmas para o segundo semestre de 2021.

O QUE VOU APRENDER NESTES CURSOS?

Aprofundar o entendimento e a prática de mindfulness

Incorporar mindfulness no dia a dia de maneira consistente

Desenvolver níveis mais profundos de tranquilidade

Elevar a capacidade de concentração e a estabilidade

Ser capaz de praticar por períodos mais longos

Aumentar a inteligência emocional e a compreensão da condição humana

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COMO O ENTREMENTES ESTÁ ESTRUTURADO?

Este é o caminho que vislumbramos para seu desenvolvimento na prática e na compreensão de mindfulness.

Entrementes 1 – Aprofundamos a tranquilidade, o centramento e o equilíbrio mental e emocional  por meio do estudo da primeira metade do livro Respirando – o modo natural de meditar, de Tarchin Hearn, sobre o Anapanasati Sutta, um dos ensinamentos originais de mindfulness. Os 15 encontros, com duração de 2 horas cada, incluem períodos de prática e de compartilhamento. A ênfase é nas posturas sentado e deitado, investigando o corpo e começando a investigar as formações mentais.

Entrementes 2 – Continuamos aprofundando os aspectos de tranquilidade, centramento e equilíbrio mental e emocional, mas desta vez estudando os livros O sopro do despertar, de Namgyal Rinpoche, e Respire, você está vivo, de Thich Nhat Hanh, que trazem novas abordagens sobre a primeira metade do Anapanasati Sutta, começando a introduzir o aspecto da compreensão e do insight. São 15 encontros de 1,5 hora cada, sempre com prática e compartilhar. A ênfase segue nas posturas sentado e deitado.

Entrementes 3 – Aqui entramos pra valer no desenvolvimento de compreensão e insight, por meio do estudo da primeira metade do livro Satipatthana – fundamentos de mindfulness, de Tarchin Hearn, sobre o Satipatthana Sutta. São 15 encontros de 2 horas cada, com muita prática e aprendizado. Praticamos com ênfase em mindfulness em movimento, investigando o corpo.

Entrementes 4 – Continuamos aprofundando os aspectos de compreensão e insight, mas desta vez estudando os livros Body, speech and mind, de Namgyal Rinpoche, e Transformação e cura – o sutra sobre os quatro estabelecimentos da mente atenta, de Thich Nhat Hanh, que trazem novas abordagens sobre a primeira metade do Satipatthana Sutta. São 15 encontros de 1,5 hora cada, sempre com prática e compartilhar. A ênfase segue nas posturas em movimento.

Entrementes 5 – Agora vamos para a compreensão e o insight sobre as formações mentais e emocionais e sobre a condição humana, com base no estudo do livro Satipatthana – fundamentos de mindfulness, de Tarchin Hearn, especialmente a segunda metade do Satipatthana Sutta. São 15 encontros com 2 horas cada. Praticamos mindfulness em todas as posturas e também na “não prática”: em qualquer circunstância da vida.

Entrementes 6 – Continuamos aprofundando os aspectos de compreensão e insight das formações mentais e emocionais e da condição humana, mas desta vez estudando os livros Body, speech and mind, de Namgyal Rinpoche, e Transformação e cura – o sutra sobre os quatro estabelecimentos da mente atenta, de Thich Nhat Hanh, que trazem novas abordagens sobre a segunda metade do Satipatthana Sutta. São 15 encontros de 1,5 hora cada, sempre com prática e compartilhar. Seguimos praticando em todas as circunstâncias da vida.

Entrementes 7 – Agora exploramos a natureza da mente, a essência do ser humano e como o desenvolvimento de mindfulness pode nos levar à experiência de liberação do sofrimento autocriado. Voltamos para o estudo do livro Respirando – o modo natural de meditar, de Tarchin Hearn, agora investigando a segunda metade do Anapanasati Sutta. Em 15 encontros de 2 horas cada. Buscamos repousar na consciência em qualquer situação e momento da vida. A vida é a prática.

Entrementes 8 – Continuamos aprofundando a investigação da natureza da mente, desta vez estudando os livros O sopro do despertar, de Namgyal Rinpoche, e Respire, você está vivo, de Thich Nhat Hanh, que trazem novas abordagens sobre a segunda metade do Anapanasati Sutta. São 15 encontros de 1,5 hora cada, sempre com prática e compartilhar. Buscamos repousar na consciência em qualquer situação e momento da vida. A vida é a prática.

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QUAIS OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS?

As 7 qualidades corpo-mente: concentração, tranquilidade, equanimidade, alegria, energia, curiosidade e mindfulness

As 16 dimensões do Anapanasati Sutta

As 4 contemplações do Satipatthana Sutta

Os 4 imensuráveis: amor, compaixão, alegria empática e equanimidade

Mindfulness formal

Mindfulness informal

Incorporação de mindfulness no dia a dia

Técnicas de autocompaixão e compaixão ativa

QUEM É O PROFESSOR?

Luiz Ribeiro é um dos primeiros instrutores de mindfulness formados no Brasil. Atual coordenador do Conselho da Associação Brasileira de Mindfulness (AbraMind), formou-se na primeira turma da Mindfulness Trainings International no país, em 2013. Pela Assertiva Mindfulness, fundada no mesmo ano, já ofereceu centenas de cursos, retiros, palestras, workshops e outras ações, abertos e para organizações. Mais de 800 pessoas concluíram cursos oferecidos pela Assertiva.

Luiz formou-se jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Depois de anos de experiência como escritor, editor e redator atuando na cidade de São Paulo, em 2009 mudou-se para Botucatu, onde começou a meditar na linhagem Karma Kagyu, uma das mais antigas do budismo tibetano. Dois anos depois, encontrou seu principal professor, Jangchub Reid, da MTi.

Segue praticando diariamente e participando de retiros de silêncio, que duram de um fim de semana a um mês. Também iniciou, em 2017, a edição de livros sobre mindfulness pela AME (Assertiva Mindfulness Editora), com a intenção de disseminar conhecimento relevante para o Brasil.

Seu propósito é oferecer o contexto e as condições para o aprendizado e a prática de mindfulness, de maneira ética, compassiva e colaborativa, estimulando pessoas e organizações a superarem seus desafios e desenvolverem seu potencial.

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