para estudar e praticar

Você não precisa esperar nem mais um minuto
para iniciar o aprendizado em mindfulness

Disponibilizamos recursos para começar essa jornada imediatamente.

E, se você já fez um de nossos cursos, sabe muito bem que mindfulness não se esgota em 8 semanas: é um caminho de vida.
Temos indicações de sites, livros, vídeos e áudios para aprofundar seu conhecimento e sua experiência.

Precisando de ajuda, é só falar.
[email protected]amindfulness.com.br

Aplicativo

Se você estiver sem tempo ou disposição para fazer um curso presencial, o Headspace, idealizado por Andy Puddicombe, é uma ótima maneira de começar a prática de mindfulness.

Áudios de meditações guiadas

Meditação Sentado – a principal técnica de atenção consciente ao momento presente, utilizando a respiração como suporte. Aqui, disponibilizamos uma versão curta, para iniciantes. Basta sentar-se e seguir as orientações do áudio.

Sorriso Interior – uma técnica de escaneamento corporal para autocompaixão, proveniente da tradição chinesa. Texto adaptado a partir da versão do Dr. R. Bolstad.

Centros de formação profissional no Brasil

praticar mindfulnessQuer se tornar um instrutor de mindfulness? Não precisa viajar para o exterior, há excelentes cursos profissionalizantes no Brasil.

Livros recomendados

respirandoUma pequena amostra das possibilidades de estudo – alguns traduzidos, outros apenas em inglês.

  • 10% mais feliz, de Dan Harris
  • A revolução do altruísmo, de Matthieu Ricard
  • As folhas caem suavemente, de Susan Bauer-Wu
  • Como domar um elefante – 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida, de Jan Chozen Bays
  • Everyday blessings – The inner world of mindful parenting, de Myla e Jon Kabat-Zinn
  • Felicidade, a prática do bem-estar, de Matthieu Ricard
  • Foco, de Daniel Goleman
  • Full catastrophe living – Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness, de Jon Kabat-Zinn
  • Meditação andando – Guia para a paz interior, de Thich Nhat Hanh
  • Mindful birthing – Training the mind, body, and heart for childbirth and beyond, de Nancy Bardacke
  • Mindful eating, de Jan Chozen Bays
  • Mindfulness – Como encontrar a paz em um mundo frenético, de Mark Williams e Danny Penman
  • Mindfulness – Curiosidade e aceitação, de Marcelo Demarzo e Javier García Campayo
  • O cérebro de Buda – Neurociência prática para a felicidade, de Rick Hanson
  • O estilo emocional do cérebro, de Richard Davidson
  • Path of freedom, a mindfulness-based emotional intelligence workbook for prisioners, de Kate Crisp e Fleet Maull
  • Paz a cada passo, de Thich Nhat Hanh
  • Relaxamento tibetano – Kum Nye, massagem e movimento, de Tarthang Tulku
  • Respirando, o modo natural de meditar, de Tarchin Hearn
  • Savor: mindful eating, mindful life, de Thich Nhat Hahn
  • Search inside yourself, de Chade-Meng Tan
  • The five keys to mindful communication, de Susan Gillis Chapman
  • Treine a mente, mude o cérebro, de Sharon Begley
  • Viver agora, de Sarah Silverton
  • Wherever you go there you are, de Jon Kabat-Zinn

Pesquisa científica

Programas com base em mindfulness

Redes de profissionais

Duas redes brasileiras que reúnem instrutores de mindfulness para promover o ensino baseado em boas práticas.

Revista

A Mindful é uma revista especializada em mindfulness. É possível assinar a versão eletrônica em inglês.

VÍDEOS

Alguns vídeos inspiradores de pessoas incríveis!

Andrew Solomon – Ame, apesar de tudo

Martin Boroson – Meditação em um instante

Home Nguyen – The power of mindfulness

Jeremy Hunter - How to change your future

Matthieu Ricard – Como ter o altruísmo como guia

Thich Nhat Hahn – Mindfulness as a foundation for health

O trabalho de Jon Kabat-Zinn em Massachusetts

Saiba mais neste documentário da BBC sobre o trabalho de Jon Kabat-Zinn em Massachusetts.

Como Dan Harris descobriu mindfulness

Como o âncora da ABC News ultracético Dan Harris partiu de uma crise de pânico ao vivo para uma investigação que o levou a mindfulness.

Andy Puddicombe, criador do aplicativo Headspace

Palestra de Andy Puddicombe, criador do aplicativo Headspace, sobre mindfulness (com legendas em português).

“Tenho me percebido mais presente e mais tranquila em várias atividades e momentos do meu dia a dia.”
Rachel Starling Assad de Camargo

“Eu senti uma evolução muito boa em minhas práticas de meditação e um profundo bem estar e muita paz.”
Sonia Cavalcante, oficial da Marinha brasileira

“Aderi a prática e consegui ampliar tempo de prática diária. Retomei o contato com o corpo.”
Janice Rico Cabral, instrutora

“Minhas práticas pessoais ganharam qualidade e se preencheram de sentido!”
Melissa de Oliveira Melchior, fonoaudióloga e instrutora de mindfulness

“Sabedoria, concentração, percepção, menos julgamento, tranquilidade, aceitação tanto na vida pessoal quanto profissional.”
Ana Carolina da Silva Ferreira

“Minha prática ficou mais estruturada, usando a sequência proposta no Respirando.”
Marina Neumann, instrutora

“Lhe ajudará a cumprir com suas obrigações com calma e atenção plena, independente da ocupação da pessoa.”
Naomi Vercesi, estudante

“O curso ajuda você a controlar a ansiedade, conhecer a sua respiração e ter atenção plena em todas as tarefas do dia a dia.”
Thiago Mota, professor

“Hoje sei que para meditar e estar presente não necessariamente preciso ficar horas sentado.”
Gabriel Elias, administrador

“Sou uma pessoa um pouco mais focada e organizada após ter iniciado no curso.”
Angelica

“Gostei muito, não consigo identificar nada que possa ser melhorado!”
Mariane Ceron, psicóloga

“Percebi que o mindfulness me trouxe mais qualidade de vida.”
Gabriele Perobelli, terapeuta

“Gostei de interagir com colegas instrutores que estão caminhando juntos na mesma direção, isto me deu apoio pessoal e um grande senso de pertencimento.”
Maria Cristina Carneiro de Carvalho, instrutora

“Olhar com compaixão para o mundo e para mim mesma foi uma das maiores lições.”
Julia Rodrigues de Souza, estudante

“Os aprendizados que o curso me trouxe me motivaram a cultivar mais curiosidade para explorar mais possibilidades de acontecimentos, o que me ajudou a ter mais flexibilidade e leveza a cada momento. Assim, procuro cada vez mais cultivar uma postura de curiosidade e equanimidade.”
Thábata Luzzi, estudante

“Maior clareza e abertura”
Danilo Duarte, fisioterapeuta

“Sem dúvidas, aprofundou e fortaleceu as minhas práticas pessoais.”
Evelyn Ignacio, instrutora de mindfulness

“Maior conhecimento e segurança ao compartilhar práticas”
Daiane Esteves, nutricionista

“Temos essa escolha de mudar absolutamente tudo, de dentro para fora, quando escolhemos respirar e estar conscientes em mindfullness.”
Fabio Sakamoto, administrador de empresas

“Consegui olhar para mim e não querer mais o controle de tudo e de todos.”
Adriana Estela Biasotti Gomes, enfermeira

“Poderia listar inúmeros resultados, mas de forma geral me percebo mais compassiva comigo mesmo e com as pessoas a minha volta.”
Marta Bockhorny, psicóloga

“Para a vida pessoal é muito bom encontrar para meditar, estudar me organizo para estar junto. Como instrutora me sinto mais legítima me dedicando às experiências meditativas.”
Sônia Maria Camargo Fernandes

“Houve significativo impacto, pois tenho procurado trazer a atenção plena e o ‘viver em estado meditativo’ para o meu cotidiano e meus relacionamentos.”
Giovanna

“O mais interessante é saber que minha mudança para melhor melhorou consideravelmente toda a família.”
Mara Silvia Fernandes Martin

“Aconselho muito pessoas que, assim como eu, estão prestando vestibular a fazerem o curso, pois ajuda muito na concentração, na redução da ansiedade e na organização.”
Sáskia Estela Biasotti Gomes, estudante

“Foi fundamental!”
Gislaine Maciel Soares Medeiros, enfermeira

“Me sinto muito mais calma no dia a dia. Minha vida está mais leve e alegre.”
Mirelle Agostino Medrano Guido

“Mais foco, calma e concentração nas atividades diárias.”
Rachel Kelly Barreira, advogada

“Me vejo mais centrada.”
Maria Silvia Helfenstein, desempregada

“Gostei de vivenciar o momento presente, com atenção, calma, sem pressa.”
Nádia Carvalho, bióloga

“Gostei dos desafios da prática e percepção da melhora ao longo dos dias.”
Daniela de Freitas

“Como futuro instrutor contribui para a minha formação conhecer e praticar o livro “Respirando”.”
Cristiano Quadros, bancário

“O curso está me ajudando a aproveitar melhor os bons momentos, desfrutar dos prazeres da vida e relativizar as angústias.”
Paulo Schonenberg, engenheiro

“A minha prática aprofundou, e o curso também foi muito importante para a condução dos grupos. Os dois Entrementes que eu fiz me deram mais base de sustentação.”
Victor Hugo Loureiro Tapias Gomes, instrutor de mindfulness e empreendedor

“Minha ansiedade reduziu a níveis muito baixos. Adorei o curso!”
Bruno Novaes Maziero, empresário

“Aprendi que tenho muito a aprender.”
Rita Paula Chirata, artista e instrutora de mindfulness

“Algumas questões deixaram de ser imediatas. Tudo tem o seu tempo. Vamos curtir da melhor maneira o presente.”
Carlos Rogério Bidoia, publicitário

“Parabéns e gratidão. Senti que isso me empodera ainda mais.”
Maria Cecilia Fujiura, autônoma

“Mais tranquilidade para lidar com os desafios e entender meus limites de atuação e escolha.”
Gustavo Inafuku, designer

“A prática faz parte do meu caminho de autoconhecimento, e o curso ajudou a consolidar esse treino.”
Claudio Blanc, editor

“Me percebo muito mais centrada e equilibrada mesmo em momentos mais turbulentos e estressantes.”
Fernanda Nath, instrutora

“Gostei da tranquilidade e da simplicidade como os encontros foram conduzidos, e do comprometimento das instrutoras.”
Helena Starzynski

“15 semanas geram ritmo e disciplina”
Silvia Sasaoka, designer

“Gostei da possibilidade de troca e aprofundamento ser online, sendo possível para mim. Estávamos muito próximos, não teve perda!”
Fabiana Garcia de Almeida e Costa, instrutora

“O inquiry foi certamente um ponto forte do curso e impactou a minha prática profissional.”
Mirian Rocha, instrutora

“Gostei da profunda simplicidade do curso. As práticas meditativas foram apresentadas de maneira desmistificada. A meditação é muito acessível.”
Berenice Balsalobre, advogada

“Aperfeiçoamento da minha prática e consequentemente mais consciência para viver de forma intencional e compassiva.”
Alessandra Sandoval, publicitária

“Me sinto mais resiliente, menos afogada pelos acontecimentos que têm surgido em minha vida. Percebo-os efêmeros, quase que instantaneamente.”
Dessana Rocha, professora

“Aprofundamento no processo de inquiring e insights.”
Cláudia Sato, instrutora

“Foi motivador ampliar a prática, conhecer outras formas de se chegar à atenção plena e incorporá-la nas próprias demandas diárias.”
Gislaine Maria da Silva, editora e produtora rural

“Pontualidade, acolhimento e clareza no ensino pratico.”
Conceição Simão

“Acho que estou mais quieta e sentindo menos necessidade de falar.”
Paula Pestana

“Foi um suporte importante para minha prática pessoal e uma oportunidade de conhecer essa fundamentação budista.”
Patrícia Celani, instrutora

“Com as práticas os problemas da vida, as dificuldades pessoais e as qualidades adquirem o tamanho real.”
Maria Luisa Faria, médica

“Desapego, mais tranquilidade e menos cobrança.”
Rita de Cassia, cirurgiã dentista

“Percebo que venho experimentando mais tranquilidade, mais paciência, mais presença em meu dia a dia e menos ansiedade, menos impaciência.”
Dulce Marques, aposentada

“Um estímulo para continuar avançando com a prática de MFN.”
Pablo Bertelli, fisioterapeuta

“Tenho tido mais insigth e experiências de presença no aqui e agora mais constantes.”
Claudia Lins d’Albuquerque, instrutora

“Gostei muito do espaço e da didática dos professores, e o conteúdo desenvolvido também foi muito bom.”
Flávio Zamboni

“Desenvolvimento de autoconsciência como ferramenta para uma boa vida é fundamental para a psicoterapia. O aprofundamento no Anapanasatti trouxe mais enraizamento disso.”
Felipe Modenese, instrutor

“Melhores escolhas, profundidade e paz.”
Erika Strauss

“Gostei de conhecer na prática os métodos de uma forma gradual. A sequência faz todo sentindo pra mim enquanto estou praticando.”
Marcio Alves Belo, instrutor

“Manter a concentração no momento presente tem me ajudado muito na vida pessoal e no trabalho, inclusive com situações que antes me deixavam bastante magoada.”
Marizete dos Santos, bancária

“O desafiador se tornou possível.”
Caroline Raymundo, neuropsicóloga

“Sensação de maior empoderamento e protagonismo frente às emoções e comportamentos da vida cotidiana.”
Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato, professora universitária e instrutora de mindfulness

“Reduziu ansiedade com a pandemia/mais harmonia nas relações, me permitiu ter uma melhor escuta e uma fala mais assertiva.”
Maria Carolina de Castro Leal, psicóloga

“Apoio na constância da prática pessoal individual e aprofundamento em Mindfulness.”
Alice Baêta, instrutora

“Além de me sentir mais disposto, com mais energia, muito mais empático, sereno e calmo, sinto que consigo ter mais discernimento para tomar as melhores decisões.”
Arthur Paulino, estudante

“Muita coisa:, paciência, paz de espírito, aceitação, comunhão comigo mesma…”
Silmária Reis dos Santos, professora

“O curso me ajudou a ter escolhas mais conscientes no meu cotidiano, diminuindo a sensação de sobrecarga e estresse.”
Juliana Cristina Nunes Marchette, psicóloga

“Gostei da abordagem do mindfulness em buscar a atenção plena no momento presente através da respiração.”
Fernanda Falcão

“Aprimoramento da atenção; compassividade; aceitação”
Luizangela Bozoni, médica

“Sinto-me mais consciente e presente na vida que tenho da forma que ela se apresenta a cada momento.”
Natália Moreira e Silva, relações públicas

“Hoje inicio as atividades com mais atenção e foco, sem procrastinar. Recomendo sem dúvidas para outras pessoas.”
Luciana Ferreira, administradora de empresas

“Estou sentindo mais equilíbrio energético e estou me sentindo melhor nas aplicações de Reiki.”
Lady Fernanda Dias, terapeuta holística

“Mais presença no momento das ações”
Luciene Mascarini, bióloga

“Na minha vida profissional, consegui prestar mais atenção às minhas emoções, conseguindo ser menos reativo e mais assertivo nos momentos de estresse.”
André Luís Camilo

“Estou muito mais atenta e perceptiva a tudo, menos julgadora e mais tranquila em relação as tensões esperadas e inesperadas.”
Cecilia Rocco

“Contribuiu bastante na minha formação como instrutor e me trouxe diversos estímulos neste meu início de trabalho com mindfulness. Gratidão!”
Everson Basili, educador

“Estudar o Respirando e praticar junto trouxe um despertar diferente”
Claudeane Corte, bancária

“Mindfulness me trouxe tranquilidade, equilíbrio e alegrias que há tempos não sentia!”
Jéssyca Estela Biasotti Gomes, engenheira química

“A sensação de avançar na prática por meio da caminhada nas dimensões de consciência é muito positivo e motivador. Além disso, é muito mais poderoso podermos seguir com um grupo que tem os mesmos objetivos, contando com o professor a nos guiar.”
Lucas Tejas, professor de yoga

“Ampliou o contexto da minha prática pessoal, o que consequentemente transforma minha maneira de compartilhar o Mindfulness enquanto instrutora.”
Adriana Cardoso, instrutora

“crescimento pessoal e aprofundamento”
Patricia de Barros, psicóloga

“O aprofundamento da prática e compartilhamentos foram muito positivos.”
Maria Luiza Cavalcanti, professora de teatro e dança

“Faça quando sentir que é uma escolha sua, um movimento de gentileza a seu favor, no autocuidado.”
Nilda de Oliveira, psicóloga

“O curso foi surpreendente por ter conseguido inserir esta maravilhosa prática no meu dia a dia.”
Valmir Maurici Júnior, juiz de Direito

“Equilíbrio emocional e proteção às interferências externas para ser mais assertiva e enxergar além do que se vê.”
Raquel Santos, coach executiva

“A possibilidade de poder parar para olhar para mim, meus limites, foi incrível.”
Maria Odete Simão, assistente social

“As conversas foram muito ricas, e as práticas trazem bem-estar, alívio da ansiedade e ampliam a concentração.”
Laura Borelli

“A questão de ser uma pessoa impulsiva e também de enrolar para falar, isso me ajudou, podendo pensar antes de agir. Tento ouvir mais e falar mais claramente.”
Welly Cristina Pereira dos Santos