Cumpre todas as diretrizes de Boas Práticas para Instrutores de Mindfulness, mantendo elevado padrão ético.
Conheça a missão, a visão, os valores e as diretrizes da AbraMind.
Missão: Somos uma rede de instrutores de mindfulness que tem por missão semear a prática, a aprendizagem e o conhecimento de mindfulness para o bem-estar e a paz.
Visão: Mindfulness presente na sociedade de forma simples, inclusiva e natural.
Valores: Colaboração, Horizontalidade, Compaixão, Diversidade e Simplicidade.
Diretrizes de Boas Práticas para Instrutores de Mindfulness
A conclusão de um curso de formação constitui apenas o passo inicial na formação de um instrutor de mindfulness. Uma vez membro da AbraMind, o instrutor deverá assumir um compromisso com seu próprio desenvolvimento por meio de estudo, prática, ensino e compartilhamento de experiências, comprometendo-se com todas as recomendações contidas nas Diretrizes de Boas Práticas de Ensino de Mindfulness, descritas a seguir.
Além de comprometer-se com as Diretrizes de Boas Práticas de Ensino de Mindfulness, a AbraMind recomenda que seus membros compreendam e zelem pelas instruções do trecho reproduzido a seguir das Boas Práticas para Professores de Mindfulness do Center for Mindfulness/Oasis Institute.
Boas Práticas para Professores de Mindfulness (Center for Mindfulness/Oasis Institute)
A formação de professores para entregar o Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) é um empreendimento complexo. Isso se dá, em parte, porque MBSR abrange uma confluência de epistemologias e práticas de duas linhagens muito distintas e, até recentemente, divergentes, ambas comprometidas com a investigação empírica, ainda que utilizando metodologias muito diferentes: a da ciência, medicina e psicologia, de um lado, e a de tradições meditativas budistas e seus ensinamentos e práticas, conhecidas coletivamente como o Dharma, de outro lado. Uma razão por que MBSR provou ser viável no ambiente clínico é o fato de que o Dharma é, em essência, universal. Mindfulness, muitas vezes conhecido como “o coração da meditação budista”, atua principalmente no treinamento e no refinamento sistemáticos da atenção e da consciência, da compaixão e da sabedoria, e é uma manifestação de sua aplicabilidade universal. No presente contexto, para reconhecer o caráter universal do dharma, nós usamos o termo com “d” minúsculo.
Porque pessoas com origens muito diferentes estão interessadas em se tornar professores MBSR, os programas de formação de instrutores MBSR necessariamente incluem uma gama de características diferentes para expor potenciais formandos a um espectro de experiências, perspectivas e práticas com as quais eles podem ter limitada familiaridade e, em seguida, consolidar o seu desenvolvimento e construir competência crescente ao longo do tempo.
Alguns princípios são importantes para o ensino eficaz do currículo de mindfulness e para aderir aos seus padrões profissionais de prática.
Uma lista não exclusiva de elementos essenciais para os professores de mindfulness incluiria: