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É um estado de presença atenta, aberta e curiosa

Uma capacidade inata do ser humano, que pode ser expandida.

O treinamento em mindfulness consiste em continuamente trazer a atenção ao momento presente, intencionalmente, com curiosidade e aceitação: reconhecendo a realidade como ela é, sem reagir prontamente aos fenômenos internos ou externos.

Baseia-se em três principais pilares: intenção, por ser um ato de vontade; atenção, que constitui o coração da prática; e atitude, com base na compaixão por si e pelos outros. Utiliza técnicas de meditação e técnicas informais, para serem aplicadas em situações do cotidiano.

Oriundo da tradição budista, o treinamento moderno em mindfulness foi sistematizado em 1979 pelo microbiólogo norte-americano Jon Kabat-Zinn em um programa secular, não religioso, chamado Mindfulness-Based Stress Reduction (Redução do Estresse com Base em Mindfulness, ou MBSR), no Centro de Mindfulness da Universidade de Massachusetts (EUA), com uma apresentação totalmente adequada ao dia a dia ocidental.

Desde então, centros de pesquisa em todo o mundo vêm encontrando evidências de que a prática de mindfulness traz resultados em áreas como concentração, saúde, criatividade, inteligência emocional e performance no trabalho.

Hoje, diversos setores sociais em dezenas de países adotaram o treinamento em mindfulness para melhorar a qualidade de vida e o desempenho. Pratica-se em escolas e universidades, empresas e organizações, entre policiais e militares, nas prisões, nos esportes de alto rendimento, no atendimento à saúde e em diversos grupos e ambientes.

E não apenas o MBSR – há diversos programas diferentes para finalidades e públicos específicos, além de cursos fundamentais abertos ao público em geral.

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“Eu senti uma evolução muito boa em minhas práticas de meditação e um profundo bem estar e muita paz.”
Sonia Cavalcante, oficial da Marinha brasileira

“Algumas questões deixaram de ser imediatas. Tudo tem o seu tempo. Vamos curtir da melhor maneira o presente.”
Carlos Rogério Bidoia, publicitário

“Estudar o Respirando e praticar junto trouxe um despertar diferente”
Claudeane Corte, bancária

“Gostei muito do espaço e da didática dos professores, e o conteúdo desenvolvido também foi muito bom.”
Flávio Zamboni

“Gostei de conhecer na prática os métodos de uma forma gradual. A sequência faz todo sentindo pra mim enquanto estou praticando.”
Marcio Alves Belo, instrutor

“Maior clareza e abertura”
Danilo Duarte, fisioterapeuta

“Percebo que venho experimentando mais tranquilidade, mais paciência, mais presença em meu dia a dia e menos ansiedade, menos impaciência.”
Dulce Marques, aposentada

“Acho que estou mais quieta e sentindo menos necessidade de falar.”
Paula Pestana

“Melhores escolhas, profundidade e paz.”
Erika Strauss

“Aprofundamento no processo de inquiring e insights.”
Cláudia Sato, instrutora

“Muita coisa:, paciência, paz de espírito, aceitação, comunhão comigo mesma…”
Silmária Reis dos Santos, professora

“Reduziu ansiedade com a pandemia/mais harmonia nas relações, me permitiu ter uma melhor escuta e uma fala mais assertiva.”
Maria Carolina de Castro Leal, psicóloga

“Sinto-me mais consciente e presente na vida que tenho da forma que ela se apresenta a cada momento.”
Natália Moreira e Silva, relações públicas

“A sensação de avançar na prática por meio da caminhada nas dimensões de consciência é muito positivo e motivador. Além disso, é muito mais poderoso podermos seguir com um grupo que tem os mesmos objetivos, contando com o professor a nos guiar.”
Lucas Tejas, professor de yoga

“Com as práticas os problemas da vida, as dificuldades pessoais e as qualidades adquirem o tamanho real.”
Maria Luisa Faria, médica

“Desapego, mais tranquilidade e menos cobrança.”
Rita de Cassia, cirurgiã dentista

“Gostei da abordagem do mindfulness em buscar a atenção plena no momento presente através da respiração.”
Fernanda Falcão

“Maior conhecimento e segurança ao compartilhar práticas”
Daiane Esteves, nutricionista

“Hoje inicio as atividades com mais atenção e foco, sem procrastinar. Recomendo sem dúvidas para outras pessoas.”
Luciana Ferreira, administradora de empresas

“15 semanas geram ritmo e disciplina”
Silvia Sasaoka, designer

“Desenvolvimento de autoconsciência como ferramenta para uma boa vida é fundamental para a psicoterapia. O aprofundamento no Anapanasatti trouxe mais enraizamento disso.”
Felipe Modenese, instrutor

“Contribuiu bastante na minha formação como instrutor e me trouxe diversos estímulos neste meu início de trabalho com mindfulness. Gratidão!”
Everson Basili, educador

“O curso me ajudou a ter escolhas mais conscientes no meu cotidiano, diminuindo a sensação de sobrecarga e estresse.”
Juliana Cristina Nunes Marchette, psicóloga

“Me percebo muito mais centrada e equilibrada mesmo em momentos mais turbulentos e estressantes.”
Fernanda Nath, instrutora

“Pontualidade, acolhimento e clareza no ensino pratico.”
Conceição Simão

“O aprofundamento da prática e compartilhamentos foram muito positivos.”
Maria Luiza Cavalcanti, professora de teatro e dança

“Manter a concentração no momento presente tem me ajudado muito na vida pessoal e no trabalho, inclusive com situações que antes me deixavam bastante magoada.”
Marizete dos Santos, bancária

“Gostei de vivenciar o momento presente, com atenção, calma, sem pressa.”
Nádia Carvalho, bióloga

“As conversas foram muito ricas, e as práticas trazem bem-estar, alívio da ansiedade e ampliam a concentração.”
Laura Borelli

“Os aprendizados que o curso me trouxe me motivaram a cultivar mais curiosidade para explorar mais possibilidades de acontecimentos, o que me ajudou a ter mais flexibilidade e leveza a cada momento. Assim, procuro cada vez mais cultivar uma postura de curiosidade e equanimidade.”
Thábata Luzzi, estudante

“Além de me sentir mais disposto, com mais energia, muito mais empático, sereno e calmo, sinto que consigo ter mais discernimento para tomar as melhores decisões.”
Arthur Paulino, estudante

“crescimento pessoal e aprofundamento”
Patricia de Barros, psicóloga

“Hoje sei que para meditar e estar presente não necessariamente preciso ficar horas sentado.”
Gabriel Elias, administrador

“Aprendi que tenho muito a aprender.”
Rita Paula Chirata, artista e instrutora de mindfulness

“Houve significativo impacto, pois tenho procurado trazer a atenção plena e o ‘viver em estado meditativo’ para o meu cotidiano e meus relacionamentos.”
Giovanna

“Me sinto mais resiliente, menos afogada pelos acontecimentos que têm surgido em minha vida. Percebo-os efêmeros, quase que instantaneamente.”
Dessana Rocha, professora

“Parabéns e gratidão. Senti que isso me empodera ainda mais.”
Maria Cecilia Fujiura, autônoma

“A questão de ser uma pessoa impulsiva e também de enrolar para falar, isso me ajudou, podendo pensar antes de agir. Tento ouvir mais e falar mais claramente.”
Welly Cristina Pereira dos Santos

“Poderia listar inúmeros resultados, mas de forma geral me percebo mais compassiva comigo mesmo e com as pessoas a minha volta.”
Marta Bockhorny, psicóloga

“A prática faz parte do meu caminho de autoconhecimento, e o curso ajudou a consolidar esse treino.”
Claudio Blanc, editor

“Gostei da profunda simplicidade do curso. As práticas meditativas foram apresentadas de maneira desmistificada. A meditação é muito acessível.”
Berenice Balsalobre, advogada

“Mais presença no momento das ações”
Luciene Mascarini, bióloga

“Estou muito mais atenta e perceptiva a tudo, menos julgadora e mais tranquila em relação as tensões esperadas e inesperadas.”
Cecilia Rocco

“Me sinto muito mais calma no dia a dia. Minha vida está mais leve e alegre.”
Mirelle Agostino Medrano Guido

“Faça quando sentir que é uma escolha sua, um movimento de gentileza a seu favor, no autocuidado.”
Nilda de Oliveira, psicóloga

“Consegui olhar para mim e não querer mais o controle de tudo e de todos.”
Adriana Estela Biasotti Gomes, enfermeira

“Aprimoramento da atenção; compassividade; aceitação”
Luizangela Bozoni, médica

“Aperfeiçoamento da minha prática e consequentemente mais consciência para viver de forma intencional e compassiva.”
Alessandra Sandoval, publicitária

“Me vejo mais centrada.”
Maria Silvia Helfenstein, desempregada

“Apoio na constância da prática pessoal individual e aprofundamento em Mindfulness.”
Alice Baêta, instrutora

“Olhar com compaixão para o mundo e para mim mesma foi uma das maiores lições.”
Julia Rodrigues de Souza, estudante

“Ampliou o contexto da minha prática pessoal, o que consequentemente transforma minha maneira de compartilhar o Mindfulness enquanto instrutora.”
Adriana Cardoso, instrutora

“Gostei de interagir com colegas instrutores que estão caminhando juntos na mesma direção, isto me deu apoio pessoal e um grande senso de pertencimento.”
Maria Cristina Carneiro de Carvalho, instrutora

“O curso está me ajudando a aproveitar melhor os bons momentos, desfrutar dos prazeres da vida e relativizar as angústias.”
Paulo Schonenberg, engenheiro

“Um estímulo para continuar avançando com a prática de MFN.”
Pablo Bertelli, fisioterapeuta

“Tenho me percebido mais presente e mais tranquila em várias atividades e momentos do meu dia a dia.”
Rachel Starling Assad de Camargo

“Foi um suporte importante para minha prática pessoal e uma oportunidade de conhecer essa fundamentação budista.”
Patrícia Celani, instrutora

“Mais foco, calma e concentração nas atividades diárias.”
Rachel Kelly Barreira, advogada

“Tenho tido mais insigth e experiências de presença no aqui e agora mais constantes.”
Claudia Lins d’Albuquerque, instrutora

“Sabedoria, concentração, percepção, menos julgamento, tranquilidade, aceitação tanto na vida pessoal quanto profissional.”
Ana Carolina da Silva Ferreira

“Minha ansiedade reduziu a níveis muito baixos. Adorei o curso!”
Bruno Novaes Maziero, empresário

“Sem dúvidas, aprofundou e fortaleceu as minhas práticas pessoais.”
Evelyn Ignacio, instrutora de mindfulness

“Lhe ajudará a cumprir com suas obrigações com calma e atenção plena, independente da ocupação da pessoa.”
Naomi Vercesi, estudante

“Gostei dos desafios da prática e percepção da melhora ao longo dos dias.”
Daniela de Freitas

“O curso foi surpreendente por ter conseguido inserir esta maravilhosa prática no meu dia a dia.”
Valmir Maurici Júnior, juiz de Direito

“O desafiador se tornou possível.”
Caroline Raymundo, neuropsicóloga

“Como futuro instrutor contribui para a minha formação conhecer e praticar o livro “Respirando”.”
Cristiano Quadros, bancário

“Para a vida pessoal é muito bom encontrar para meditar, estudar me organizo para estar junto. Como instrutora me sinto mais legítima me dedicando às experiências meditativas.”
Sônia Maria Camargo Fernandes

“Gostei da tranquilidade e da simplicidade como os encontros foram conduzidos, e do comprometimento das instrutoras.”
Helena Starzynski

“Aderi a prática e consegui ampliar tempo de prática diária. Retomei o contato com o corpo.”
Janice Rico Cabral, instrutora

“Minhas práticas pessoais ganharam qualidade e se preencheram de sentido!”
Melissa de Oliveira Melchior, fonoaudióloga e instrutora de mindfulness

“Foi motivador ampliar a prática, conhecer outras formas de se chegar à atenção plena e incorporá-la nas próprias demandas diárias.”
Gislaine Maria da Silva, editora e produtora rural

“Aconselho muito pessoas que, assim como eu, estão prestando vestibular a fazerem o curso, pois ajuda muito na concentração, na redução da ansiedade e na organização.”
Sáskia Estela Biasotti Gomes, estudante

“A possibilidade de poder parar para olhar para mim, meus limites, foi incrível.”
Maria Odete Simão, assistente social

“Estou sentindo mais equilíbrio energético e estou me sentindo melhor nas aplicações de Reiki.”
Lady Fernanda Dias, terapeuta holística

“O mais interessante é saber que minha mudança para melhor melhorou consideravelmente toda a família.”
Mara Silvia Fernandes Martin

“O inquiry foi certamente um ponto forte do curso e impactou a minha prática profissional.”
Mirian Rocha, instrutora

“Percebi que o mindfulness me trouxe mais qualidade de vida.”
Gabriele Perobelli, terapeuta

“Mais tranquilidade para lidar com os desafios e entender meus limites de atuação e escolha.”
Gustavo Inafuku, designer

“Gostei muito, não consigo identificar nada que possa ser melhorado!”
Mariane Ceron, psicóloga

“A minha prática aprofundou, e o curso também foi muito importante para a condução dos grupos. Os dois Entrementes que eu fiz me deram mais base de sustentação.”
Victor Hugo Loureiro Tapias Gomes, instrutor de mindfulness e empreendedor

“Gostei da possibilidade de troca e aprofundamento ser online, sendo possível para mim. Estávamos muito próximos, não teve perda!”
Fabiana Garcia de Almeida e Costa, instrutora

“Na minha vida profissional, consegui prestar mais atenção às minhas emoções, conseguindo ser menos reativo e mais assertivo nos momentos de estresse.”
André Luís Camilo

“Foi fundamental!”
Gislaine Maciel Soares Medeiros, enfermeira

“Sensação de maior empoderamento e protagonismo frente às emoções e comportamentos da vida cotidiana.”
Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato, professora universitária e instrutora de mindfulness

“Sou uma pessoa um pouco mais focada e organizada após ter iniciado no curso.”
Angelica

“O curso ajuda você a controlar a ansiedade, conhecer a sua respiração e ter atenção plena em todas as tarefas do dia a dia.”
Thiago Mota, professor

“Equilíbrio emocional e proteção às interferências externas para ser mais assertiva e enxergar além do que se vê.”
Raquel Santos, coach executiva

“Mindfulness me trouxe tranquilidade, equilíbrio e alegrias que há tempos não sentia!”
Jéssyca Estela Biasotti Gomes, engenheira química

“Temos essa escolha de mudar absolutamente tudo, de dentro para fora, quando escolhemos respirar e estar conscientes em mindfullness.”
Fabio Sakamoto, administrador de empresas

“Minha prática ficou mais estruturada, usando a sequência proposta no Respirando.”
Marina Neumann, instrutora