quem sou eu

A Assertiva é dirigida por Luiz Ribeiro, um dos primeiros instrutores formados no Brasil.

Luiz Ribeiro

Sou um dos primeiros instrutores de mindfulness formados no Brasil. Atual coordenador do Conselho da Associação Brasileira de Mindfulness (AbraMind), eu me formei na primeira turma da Mindfulness Trainings International no país, em 2013. Pela Assertiva Mindfulness, fundada no mesmo ano, já ofereci centenas de cursos, retiros, palestras, workshops e outras ações, abertos e para organizações. Mais de 1.100 pessoas concluíram cursos oferecidos pela Assertiva.

Graduei-me jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuo também como escritor, editor e redator, especialmente na área de educação socioemocional.

Comecei a meditar em 2009, na linhagem Karma Kagyu de budismo tibetano. Dois anos depois, encontrei meu principal professor, Jangchub Reid. Estudo e pratico o Buddha Dharma,, tradição contemplativa de onde se originaram os programas modernos de mindfulness.

Sigo praticando diariamente e participando de retiros de silêncio anuais. Em 2017, inicei também a edição de livros sobre mindfulness pela AME (Assertiva Mindfulness Editora), com a intenção de disseminar conhecimento relevante para o Brasil.

Meu propósito é oferecer o contexto e as condições para o aprendizado e a prática de mindfulness, de maneira ética, compassiva e colaborativa, estimulando pessoas e organizações a superarem seus desafios e desenvolverem seu potencial.

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Conheça os cursos e retiros dos quais participei
  • Phowa – retiro de ensinamentos e meditação, com Lama Ole Nydahl, da linhagem Karma Kagyu de budismo tibetano / 5 dias – abril de 2010
  • Mahamudra – retiro de ensinamentos e meditação, com Lama Ole Nydahl, da linhagem Karma Kagyu de budismo tibetano / 5 dias – novembro de 2010
  • Retiro Dorje Naldjorpa – ensinamentos e meditação Dzogchen, com Lama Jangchub Sempa Gyatso, da linhagem Namgyal / 3 dias – novembro de 2011
  • Retiro Mente Presente – ensinamentos e meditação mindfulness e Dzogchen, com Lama Jangchub Sempa Gyatso, da linhagem Namgyal / 16 dias – abril e maio de 2012
  • Módulo I do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, com Jangchub Reid, da Mindfulness Trainings International (MTI) / 80 horas – janeiro de 2013
  • Workshop Introdução à Prática de Mindfulness na Prevenção de Recaídas do Abuso de Drogas, com Sarah Bowen, da University of Washington (EUA) / 7 horas – maio de 2013
  • Módulo II do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, com Jangchub Reid, da MTI / 80 horas – julho de 2013
  • Path of Freedom Webinnar Training, com Kate Crisp e Fleet Maul, do Prison Mindfulness Institute / 12 horas – setembro de 2013
  • Retiro na Tradição dos Yogis do Tibete – ensinamentos e meditação mindfulness, Dzogchen e de budismo tibetano / 7 dias – outubro de 2013
  • Módulo III do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, com Jangchub Reid, da MTI / 80 horas – janeiro de 2014
  • II Encontro de Mindfulness e Promoção da Saúde, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) / 12 horas – maio de 2014.
  • 4º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, na Unifesp / 18 horas – maio de 2014.
  • Retiro Chenrezig dos Mil Braços – ensinamentos e meditação de budismo tibetano, com Lama Jangchub Sempa Gyatso, da linhagem Namgyal / 3 dias – agosto de 2014
  • Módulo IV do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness, com Jangchub Reid, da MTI / 80 horas – outubro de 2014
  • Retiro Dzogchen – ensinamentos e meditação Dzogchen, com Chögyal Namkhai Norbu Rinpoche / 10 horas – novembro de 2014
  • Workshop Resiliência para Profissionais de Saúde: como encontrar calma, clareza e presença compassiva em meio à tempestade do trabalho diário, com Susan Bauer-Wu, da Universidade da Virgínia (EUA) / 3 horas – dezembro de 2014
  • Treinamento em Compaixão de Base Cognitiva – Curso Básico Intensivo, com Geshe Lobsang Tenzin Negi, da Emory University (EUA) / 32,5 horas – fevereiro de 2015
  • Retiro Korlo Denchog – ensinamentos e meditação de budismo tibetano, com Lama Jangchub Sempa Gyatso, da linhagem Namgyal / 3 dias – março de 2015
  • Workshop Breathing into Suffering, com Gary Hennessey, da Breathworks / 3 horas – junho de 2015
  • II International Meeting on Mindfulness, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) / 25 horas – junho de 2015
  • Retiro Ventre, Carma e Transcendência – ensinamentos e meditação da linhagem Namgyal, com Lama Jangchub Sempa Gyatso / 11 dias – novembro de 2015
  • Retiro Mindfulness, com Jangchub Reid, da Mindfulness Trainings International / 5 dias – maio de 2016
  • Curso Alegria de Viver – Nível 1 – Acalmando a Mente, com Yongey Mingyur Rinpoche / 2 dias – julho de 2016

“Minhas práticas pessoais ganharam qualidade e se preencheram de sentido!”
Melissa de Oliveira Melchior, fonoaudióloga e instrutora de mindfulness

“Maior clareza e abertura”
Danilo Duarte, fisioterapeuta

“Mais presença no momento das ações”
Luciene Mascarini, bióloga

“Foi fundamental!”
Gislaine Maciel Soares Medeiros, enfermeira

“Consegui olhar para mim e não querer mais o controle de tudo e de todos.”
Adriana Estela Biasotti Gomes, enfermeira

“Estou sentindo mais equilíbrio energético e estou me sentindo melhor nas aplicações de Reiki.”
Lady Fernanda Dias, terapeuta holística

“Minha prática ficou mais estruturada, usando a sequência proposta no Respirando.”
Marina Neumann, instrutora

“Mindfulness me trouxe tranquilidade, equilíbrio e alegrias que há tempos não sentia!”
Jéssyca Estela Biasotti Gomes, engenheira química

“Sinto-me mais consciente e presente na vida que tenho da forma que ela se apresenta a cada momento.”
Natália Moreira e Silva, relações públicas

“Gostei da possibilidade de troca e aprofundamento ser online, sendo possível para mim. Estávamos muito próximos, não teve perda!”
Fabiana Garcia de Almeida e Costa, instrutora

“Aprofundamento no processo de inquiring e insights.”
Cláudia Sato, instrutora

“Além de me sentir mais disposto, com mais energia, muito mais empático, sereno e calmo, sinto que consigo ter mais discernimento para tomar as melhores decisões.”
Arthur Paulino, estudante

“Com as práticas os problemas da vida, as dificuldades pessoais e as qualidades adquirem o tamanho real.”
Maria Luisa Faria, médica

“O mais interessante é saber que minha mudança para melhor melhorou consideravelmente toda a família.”
Mara Silvia Fernandes Martin

“Sem dúvidas, aprofundou e fortaleceu as minhas práticas pessoais.”
Evelyn Ignacio, instrutora de mindfulness

“Gostei muito do espaço e da didática dos professores, e o conteúdo desenvolvido também foi muito bom.”
Flávio Zamboni

“O curso me ajudou a ter escolhas mais conscientes no meu cotidiano, diminuindo a sensação de sobrecarga e estresse.”
Juliana Cristina Nunes Marchette, psicóloga

“Desapego, mais tranquilidade e menos cobrança.”
Rita de Cassia, cirurgiã dentista

“Hoje sei que para meditar e estar presente não necessariamente preciso ficar horas sentado.”
Gabriel Elias, administrador

“Gostei de conhecer na prática os métodos de uma forma gradual. A sequência faz todo sentindo pra mim enquanto estou praticando.”
Marcio Alves Belo, instrutor

“Foi motivador ampliar a prática, conhecer outras formas de se chegar à atenção plena e incorporá-la nas próprias demandas diárias.”
Gislaine Maria da Silva, editora e produtora rural

“Me sinto muito mais calma no dia a dia. Minha vida está mais leve e alegre.”
Mirelle Agostino Medrano Guido

“Sou uma pessoa um pouco mais focada e organizada após ter iniciado no curso.”
Angelica

“Estudar o Respirando e praticar junto trouxe um despertar diferente”
Claudeane Corte, bancária

“Para a vida pessoal é muito bom encontrar para meditar, estudar me organizo para estar junto. Como instrutora me sinto mais legítima me dedicando às experiências meditativas.”
Sônia Maria Camargo Fernandes

“Mais tranquilidade para lidar com os desafios e entender meus limites de atuação e escolha.”
Gustavo Inafuku, designer

“Gostei de interagir com colegas instrutores que estão caminhando juntos na mesma direção, isto me deu apoio pessoal e um grande senso de pertencimento.”
Maria Cristina Carneiro de Carvalho, instrutora

“crescimento pessoal e aprofundamento”
Patricia de Barros, psicóloga

“O aprofundamento da prática e compartilhamentos foram muito positivos.”
Maria Luiza Cavalcanti, professora de teatro e dança

“Manter a concentração no momento presente tem me ajudado muito na vida pessoal e no trabalho, inclusive com situações que antes me deixavam bastante magoada.”
Marizete dos Santos, bancária

“Aprimoramento da atenção; compassividade; aceitação”
Luizangela Bozoni, médica

“Algumas questões deixaram de ser imediatas. Tudo tem o seu tempo. Vamos curtir da melhor maneira o presente.”
Carlos Rogério Bidoia, publicitário

“O curso está me ajudando a aproveitar melhor os bons momentos, desfrutar dos prazeres da vida e relativizar as angústias.”
Paulo Schonenberg, engenheiro

“O curso ajuda você a controlar a ansiedade, conhecer a sua respiração e ter atenção plena em todas as tarefas do dia a dia.”
Thiago Mota, professor

“Contribuiu bastante na minha formação como instrutor e me trouxe diversos estímulos neste meu início de trabalho com mindfulness. Gratidão!”
Everson Basili, educador

“Me vejo mais centrada.”
Maria Silvia Helfenstein, desempregada

“A possibilidade de poder parar para olhar para mim, meus limites, foi incrível.”
Maria Odete Simão, assistente social

“Um estímulo para continuar avançando com a prática de MFN.”
Pablo Bertelli, fisioterapeuta

“Muita coisa:, paciência, paz de espírito, aceitação, comunhão comigo mesma…”
Silmária Reis dos Santos, professora

“Acho que estou mais quieta e sentindo menos necessidade de falar.”
Paula Pestana

“Hoje inicio as atividades com mais atenção e foco, sem procrastinar. Recomendo sem dúvidas para outras pessoas.”
Luciana Ferreira, administradora de empresas

“Estou muito mais atenta e perceptiva a tudo, menos julgadora e mais tranquila em relação as tensões esperadas e inesperadas.”
Cecilia Rocco

“Desenvolvimento de autoconsciência como ferramenta para uma boa vida é fundamental para a psicoterapia. O aprofundamento no Anapanasatti trouxe mais enraizamento disso.”
Felipe Modenese, instrutor

“Faça quando sentir que é uma escolha sua, um movimento de gentileza a seu favor, no autocuidado.”
Nilda de Oliveira, psicóloga

“Sabedoria, concentração, percepção, menos julgamento, tranquilidade, aceitação tanto na vida pessoal quanto profissional.”
Ana Carolina da Silva Ferreira

“Aconselho muito pessoas que, assim como eu, estão prestando vestibular a fazerem o curso, pois ajuda muito na concentração, na redução da ansiedade e na organização.”
Sáskia Estela Biasotti Gomes, estudante

“A sensação de avançar na prática por meio da caminhada nas dimensões de consciência é muito positivo e motivador. Além disso, é muito mais poderoso podermos seguir com um grupo que tem os mesmos objetivos, contando com o professor a nos guiar.”
Lucas Tejas, professor de yoga

“Gostei da tranquilidade e da simplicidade como os encontros foram conduzidos, e do comprometimento das instrutoras.”
Helena Starzynski

“Gostei da abordagem do mindfulness em buscar a atenção plena no momento presente através da respiração.”
Fernanda Falcão

“Minha ansiedade reduziu a níveis muito baixos. Adorei o curso!”
Bruno Novaes Maziero, empresário

“A questão de ser uma pessoa impulsiva e também de enrolar para falar, isso me ajudou, podendo pensar antes de agir. Tento ouvir mais e falar mais claramente.”
Welly Cristina Pereira dos Santos

“O inquiry foi certamente um ponto forte do curso e impactou a minha prática profissional.”
Mirian Rocha, instrutora

“Eu senti uma evolução muito boa em minhas práticas de meditação e um profundo bem estar e muita paz.”
Sonia Cavalcante, oficial da Marinha brasileira

“A prática faz parte do meu caminho de autoconhecimento, e o curso ajudou a consolidar esse treino.”
Claudio Blanc, editor

“As conversas foram muito ricas, e as práticas trazem bem-estar, alívio da ansiedade e ampliam a concentração.”
Laura Borelli

“Houve significativo impacto, pois tenho procurado trazer a atenção plena e o ‘viver em estado meditativo’ para o meu cotidiano e meus relacionamentos.”
Giovanna

“Parabéns e gratidão. Senti que isso me empodera ainda mais.”
Maria Cecilia Fujiura, autônoma

“Aderi a prática e consegui ampliar tempo de prática diária. Retomei o contato com o corpo.”
Janice Rico Cabral, instrutora

“Me sinto mais resiliente, menos afogada pelos acontecimentos que têm surgido em minha vida. Percebo-os efêmeros, quase que instantaneamente.”
Dessana Rocha, professora

“Os aprendizados que o curso me trouxe me motivaram a cultivar mais curiosidade para explorar mais possibilidades de acontecimentos, o que me ajudou a ter mais flexibilidade e leveza a cada momento. Assim, procuro cada vez mais cultivar uma postura de curiosidade e equanimidade.”
Thábata Luzzi, estudante

“A minha prática aprofundou, e o curso também foi muito importante para a condução dos grupos. Os dois Entrementes que eu fiz me deram mais base de sustentação.”
Victor Hugo Loureiro Tapias Gomes, instrutor de mindfulness e empreendedor

“Gostei de vivenciar o momento presente, com atenção, calma, sem pressa.”
Nádia Carvalho, bióloga

“Gostei da profunda simplicidade do curso. As práticas meditativas foram apresentadas de maneira desmistificada. A meditação é muito acessível.”
Berenice Balsalobre, advogada

“O curso foi surpreendente por ter conseguido inserir esta maravilhosa prática no meu dia a dia.”
Valmir Maurici Júnior, juiz de Direito

“Gostei dos desafios da prática e percepção da melhora ao longo dos dias.”
Daniela de Freitas

“Mais foco, calma e concentração nas atividades diárias.”
Rachel Kelly Barreira, advogada

“Lhe ajudará a cumprir com suas obrigações com calma e atenção plena, independente da ocupação da pessoa.”
Naomi Vercesi, estudante

“Apoio na constância da prática pessoal individual e aprofundamento em Mindfulness.”
Alice Baêta, instrutora

“Aprendi que tenho muito a aprender.”
Rita Paula Chirata, artista e instrutora de mindfulness

“Pontualidade, acolhimento e clareza no ensino pratico.”
Conceição Simão

“Melhores escolhas, profundidade e paz.”
Erika Strauss

“Na minha vida profissional, consegui prestar mais atenção às minhas emoções, conseguindo ser menos reativo e mais assertivo nos momentos de estresse.”
André Luís Camilo

“Olhar com compaixão para o mundo e para mim mesma foi uma das maiores lições.”
Julia Rodrigues de Souza, estudante

“Reduziu ansiedade com a pandemia/mais harmonia nas relações, me permitiu ter uma melhor escuta e uma fala mais assertiva.”
Maria Carolina de Castro Leal, psicóloga

“Foi um suporte importante para minha prática pessoal e uma oportunidade de conhecer essa fundamentação budista.”
Patrícia Celani, instrutora

“Temos essa escolha de mudar absolutamente tudo, de dentro para fora, quando escolhemos respirar e estar conscientes em mindfullness.”
Fabio Sakamoto, administrador de empresas

“Maior conhecimento e segurança ao compartilhar práticas”
Daiane Esteves, nutricionista

“Tenho me percebido mais presente e mais tranquila em várias atividades e momentos do meu dia a dia.”
Rachel Starling Assad de Camargo

“Gostei muito, não consigo identificar nada que possa ser melhorado!”
Mariane Ceron, psicóloga

“Tenho tido mais insigth e experiências de presença no aqui e agora mais constantes.”
Claudia Lins d’Albuquerque, instrutora

“Percebo que venho experimentando mais tranquilidade, mais paciência, mais presença em meu dia a dia e menos ansiedade, menos impaciência.”
Dulce Marques, aposentada

“Equilíbrio emocional e proteção às interferências externas para ser mais assertiva e enxergar além do que se vê.”
Raquel Santos, coach executiva

“O desafiador se tornou possível.”
Caroline Raymundo, neuropsicóloga

“Como futuro instrutor contribui para a minha formação conhecer e praticar o livro “Respirando”.”
Cristiano Quadros, bancário

“15 semanas geram ritmo e disciplina”
Silvia Sasaoka, designer

“Ampliou o contexto da minha prática pessoal, o que consequentemente transforma minha maneira de compartilhar o Mindfulness enquanto instrutora.”
Adriana Cardoso, instrutora

“Aperfeiçoamento da minha prática e consequentemente mais consciência para viver de forma intencional e compassiva.”
Alessandra Sandoval, publicitária

“Percebi que o mindfulness me trouxe mais qualidade de vida.”
Gabriele Perobelli, terapeuta

“Sensação de maior empoderamento e protagonismo frente às emoções e comportamentos da vida cotidiana.”
Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato, professora universitária e instrutora de mindfulness

“Me percebo muito mais centrada e equilibrada mesmo em momentos mais turbulentos e estressantes.”
Fernanda Nath, instrutora

“Poderia listar inúmeros resultados, mas de forma geral me percebo mais compassiva comigo mesmo e com as pessoas a minha volta.”
Marta Bockhorny, psicóloga