28 mar A meditação no treino de mindfulness
Algumas práticas de meditação são muito usadas no mindfulness, no treinamento da atenção plena. Porque a meditação é uma super oportunidade de a gente treinar a nossa mente.
Treinar no sentido de ir estabilizando a atenção. E para que eu quero estabilizar a atenção? Para conseguir estar pleno na experiência que tiver acontecendo.
Em qualquer situação da minha vida, se eu conseguir estar pleno no que está acontecendo, percebendo, lógico, todos os pensamentos, os impulsos, os meus padrões, vontade de responder assim, vontade de sair correndo, vontade de fazer tal coisa, mas mesmo assim ainda ali, presente, engajado… Aí eu vou ter tomado as rédeas da minha vida.
Que vocês acham? Então o Thich Nhat Hanh sugere que a gente faça isso lavando a louça, tomando banho, quando você for calçar os sapatos, quando você for conversar com alguém… Você não precisa só esperar o momento da meditação formal para desenvolver a sua atenção plena.
Você aproveita cada momento da sua vida. Que maravilha! A gente tem 24 horas por dia para se aprimorar. Não precisa ficar esperando se matricular no curso de mindfulness ou ter um professor… lógico que isso vai ajudar. Mas você entende? Se matricular no curso de mindfulness já é consequência do compromisso que você assumiu, da escolha que você fez.