Mindfulness e a Ansiedade

Mindfulness e a Ansiedade

Mindfulness e a Ansiedade

A instrutora Caroline, da Assertiva Mindfulness, fala sobre Mindfulness e a Ansiedade.

Anos de pesquisa sobre Mindfulness e a Ansiedade mostram os inúmeros benefícios que uma rotina de prática pode trazer para as pessoas, desde o aumento do foco, redução do estresse até a diminuição da ansiedade.

O que Mindfulness tem a ver com Ansiedade?

Quem pratica sabe que quando escolhemos estar atentos, escolhemos parar para prestar atenção na respiração, o primeiro benefício com relação a ansiedade é a mudança de perspectiva. Nós entramos em contato com a experiência de estar ansioso e isso muda totalmente a nossa experiência da ansiedade.

Quando percebemos que o nosso corpo está ansioso, já podemos nos relacionar com a ansiedade de uma outra forma. Ao invés de dizer “eu sou ansioso”, podemos dizer “eu me sinto ansioso” ou “eu estou ansioso” ou “a ansiedade está operando no meu corpo”. Percebemos que quando ficamos ansiosos a respiração muda, e também as feições do rosto, o ombro pode ficar tenso, o maxilar… e a partir deste descobrimento conseguimos lidar melhor com isso, trazendo um relaxamento para o corpo. Isso é possível através da consciência desenvolvida com a prática de Mindfulness.

Além disso, a partir dessa mudança de perspectiva do estado ansioso, também conseguimos perceber de onde a ansiedade vem e como ela surge, o que causou a ansiedade, e nesse momento conseguimos dar um passo para trás, antes da ansiedade tomar conta do nosso corpo, conseguindo lidar melhor com a situação e escolher outro caminho que não seja o hábito da ansiedade, e assim ela não evolui para uma síndrome do pânico ou outros estados perturbadores. E mesmo se evoluir, quando temos uma prática bem consolidada, nós percebemos que a síndrome do pânico ou estado de ansiedade não tem nada a ver com a gente; ela acontece no nosso corpo a partir de gatilhos e mudanças de químicas corporais e é algo que tem começo, meio e fim, como tudo, seja um pensamento, uma emoção e até mesmo a respiração.

A prática das Três Respirações Conscientes

Uma prática eficiente para lidar com a ansiedade no dia a dia, é a prática das Três Respirações Conscientes, onde você repousa a sua atenção em três respirações conscientes, completas e naturais, que podem ser feitas em qualquer lugar, a qualquer momento, antes de qualquer tarefa que você esteja prestes a realizar.

Venha praticar com a gente, consulte nossa agenda de cursos de Mindfulness.