30 ago Mindfulness: atenção plena no trabalho
Como praticar a atenção plena no trabalho? A atenção plena – ou mindfulness – pode otimizar as relações como um todo, inclusive no trabalho. Já pensou em como você pode praticar a atenção plena no trabalho? Aplicar os pilares do mindfulnes no dia a dia profissional pode ajudar a melhorar as relações com seus colegas e seu chefe, diminuir estresse, irritabilidade e depressão e ainda levar ao bem-estar e à felicidade em longo prazo. Veja como fazer isso em 5 passos simples!
1 – Esteja no momento presente
Administre seu estado mental e emocional e pratique a atenção plena consciente sobre suas atividades a todo momento. Faça uma pausa antes de começar a trabalhar, respirando por três vezes com muita atenção, para definir a intenção do seu dia. Mantenha-se focado nessa intenção ao longo do dia e trabalhe de forma atenta, conectando-se aos seus sentidos.
2 – Faça exercícios conscientes
Pratique exercícios curtos para treinar sua atenção plena ao longo do dia. Preste atenção em cada ação que realizar durante esses exercícios – você pode realizar uma caminhada ou prestar atenção na sua respiração, por exemplo. O processo ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, diminuindo a resposta impulsiva de agir e fazendo com que tome decisões mais fundamentadas na sua intenção, em vez de reagir automaticamente às situações.
3 – Uma tarefa por vez
Por mais que o mercado exija cada vez mais pessoas “multitarefas”, ninguém consegue realmente desempenhar uma tarefa com eficiência e qualidade enquanto estiver se dividindo entre múltiplas atividades. Por isso, faça uma lista de suas tarefas e vá riscando uma a uma, após serem concluídas. Lembre-se de fazer uma por vez e se desligar completamente de celular e outras distrações quando estiver fazendo isso.
4 – Ative lembretes
Coloque lembretes para se lembrar de permanecer em atenção plena no seu dia; por exemplo, ativar um alarme no celular ou colocar post-its no computador. Se agir no piloto automático, reconheça isso e retome a atenção plena no seu trabalho. Assim, a criatividade flui.
5 – Diminua a velocidade para obter eficiência
Evite realizar as tarefas correndo, por mais que você demore mais do que de costume em completá-las. Ao diminuir a velocidade, você pode se tornar mais eficiente, produtivo, realizado e feliz no trabalho. Fazer as coisas correndo leva a decisões ruins, mau uso na energia e pior qualidade.