Retiro on-line Cultivando Relações Saudáveis
bondade amorosa, compaixão, alegria empática e equanimidade

retiro on-line
aberto a todos os interessados, com ou sem experiência prévia

20 e 21 de janeiro de 2024
dia inteiro de sábado
manhã de domingo

on-line interativo via Zoom
(será gravado para quem só puder assistir depois)

O que vivenciaremos no retiro

No retiro on-line “Cultivando relações saudáveis: bondade amorosa, compaixão, alegria empática e equanimidade” investigaremos como essas práticas podem nos apoiar como fundamentos para mantermos relações saudáveis na família, no ambiente de trabalho e com todas as pessoas com as quais nos relacionamos.

Na tradição contemplativa, essas práticas são conhecidas como as quatro imensuráveis – quanto mais você oferece aos outros, mais você as tem em si, elas nunca se esgotam!

Como base para potencializar as práticas imensuráveis, primeiro cultivaremos mindfulness com a orientação para o desenvolvimento de tranquilidade, centramento e estabilidade. Teremos práticas estáticas (sentado e deitado) e em movimento. Haverá momentos de ensino-aprendizagem, orientação sobre as técnicas e esclarecimento de dúvidas.

Se as circunstâncias atuais lhe permitirem, você poderá reservar o sábado e o domingo para praticar o tempo todo, inclusive nos intervalos entre as aulas on-line, com a nossa orientação e apoio. Se isso não for possível na sua realidade atual, você poderá participar apenas dos encontros que quiser, dentro das suas possibilidades, e levar esses conhecimentos para sua vida.

Programação

*20/01*

  • 9h às 10h: abertura
  • 10h30 às 12h: mindfulness: teoria e prática

Intervalo para almoço

  • 14h às 14h30: prática de movimento consciente
  • 14h30 às 16h: bondade amorosa: teoria e prática
  • 16h30 às 18h: compaixão: teoria e prática

Intervalo para jantar

  • 20h às 20h30: prática em grupo

 

*21/01*

  • 9h às 9h30: prática de movimento consciente
  • 9h30 às 11h: alegria empática: teoria e prática
  • 11h30 às 13h: equanimidade: teoria e prática

CONTRIBUIÇÃO CONSCIENTE

Sua colaboração para este retiro se dará por contribuição consciente com base na fraternidade econômica.

 O valor sugerido é de R$ 150,00, que podem ser parcelados em até 3 vezes. Se a sua situação financeira atual é boa, você pode contribuir com valores mais altos; dessa forma, além de nos apoiar (esse trabalho é nosso sustento), você também ajuda a viabilizar a participação de pessoas que estão atualmente em situação financeira delicada, que podem participar com valores mais baixos.

É a prática da fraternidade, e não a lógica de mercado.

INSTRUTORES

LUIZ RIBEIRO

Um dos primeiros instrutores de mindfulness formados no Brasil, foi presidente do Conselho da Associação Brasileira de Mindfulness (AbraMind) na gestão 2019-2021 e atualmente é membro do GT Ética e Boas Práticas da instituição. Certificou-se formador de instrutores de mindfulness após um treinamento de 8 anos. Fundou em 2013 a Assertiva Mindfulness em 2013, que já ofereceu curso para mais de 1.700 pessoas e impactou mais de 9.000 pessoas com ações de mindfulness.

Jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com mestrado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Unifesp. É terapeuta formado em Psicologia Transpessoal pela Unipaz-SP.

DANILO DUARTE
Fisioterapeuta (USP- RP), mestre pelo Departamento de Saúde Aplicada ao Aparelho Locomotor (USP-RP); osteopata visceral e estrutural (IDOT); terapeuta corporal (Instituto Lumen); instrutor de mindfulness pela MTi; em formação em Psicoterapia Bioenergética (Instituto Lumen); em formação em Psicoterapia Biodinâmica (IBPB); mantém atuação clínica com pacientes com dores crônicas. Sócio da Inspira Treinamentos.