04 fev Benefícios da Meditação
Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Caroline, eu sou instrutora da Assertiva Mindfulness e hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre os benefícios da meditação que nós colhemos na prática. Quem já pratica já sabe um pouco do que eu vou falar, e pra quem nunca praticou eu desejo que esse vídeo motive a criar uma rotina de prática, talvez ler um pouco sobre mindfulness e meditação e, quem sabe?, participar de algum dos nossos cursos.
Os benefícios que a gente colhe da prática são enormes. Espero que, neste vídeo, eu possa pincelar um pouco do que a gente colhe mais no começo, pelo menos olhando para um curso de 8 semanas ou no semi-intensivo. Pensando no curso de 8 semanas ou no semi-intensivo, o primeiro benefício que a gente colhe é a autopercepção, a própria atenção plena. Quando a gente começa a praticar meditação e cria uma rotina, um ritmo de prática, a nossa autopercepção começa a ficar bem afinada, fica sensível. A gente vai expandindo a atenção para todos os campos da nossa vida, então a gente percebe quando está distraído, a gente percebe quando está presente, e as coisas ganham mais cor, mais vida. A gente começa a perceber hábitos saudáveis e não saudáveis. Começa a perceber algumas coisas no outro para as quais a gente não olhava antes.
Reconhecendo os benefícios da meditação
Então a nossa autopercepção vai expandindo à medida que a gente vai praticando. Esse é o primeiro benefício que a gente colhe quando começa uma rotina de meditação.
O segundo benefício é que nós tomamos as rédeas da nossa vida. A gente começa a fazer escolhas conscientes porque tem a base da percepção, tem a base de mindfulness. A gente está expandindo a atenção. Então, com essa base, a gente começa a fazer escolhas conscientes, escolher e saber o que está escolhendo. Começa a criar hábitos melhores, sair do piloto automático. Escolher e seguir com a escolha, fazer o que precisa ser feito, e nisso a gente ganha mais poder. A gente se sente mais poderoso, no sentido de que leva o barco da nossa vida do jeito que a gente quer, em vez de ser tomado por emoções, causalidade, eventualidade.
O terceiro benefício criado com a prática é a autocompaixão. Quando a gente percebe que tem um corpo, uma mente funcionando, a nossa atenção vai ficando mais refinada e somos responsáveis pela nossa vida e pelas nossas emoções, a autocompaixão brota. A gente começa a olhar mais a gente mesmo de um jeito mais carinhoso, não de autoapreciação do tipo “ah, eu tô cansado, vou fazer isso ou aquilo”, mas na verdade a autocompaixão vem de um lugar saudável, a gente começa a cuidar da gente, a gente começa a fazer escolhas que beneficiam a nossa vida, o nosso corpo e a nossa mente.
A conexão dos benefícios da meditação
Percebam que todos os benefícios da meditação estão entrelaçados e um vai puxando o outro. A atenção plena vai puxando a tranquilidade, pra gente fazer escolhas melhores, e disso tudo vem a autocompaixão. A gente percebe os nossos sofrimentos e cria ações para o sofrimento desaparecer ou ser minimizado; ou, se o sofrimento não pode ser minimizado, a gente cria um relacionamento mais saudável e benéfico com ele.
Com isso, a gente vê mais um benefício, que é a conexão. Nós percebemos que nós somos porque todos são. Estamos todos no mesmo barco, moramos todos no mesmo planeta, respiramos todos o mesmo ar. Somos diferentes, porém somos iguais em essência. Então, a gente se sente conectado com tudo e todos, desde a formiga do chão até aquele ser que a gente não tem um bom relacionamento. A partir disso, dessa interdependência que vem com a prática, essa realização, a sabedoria de entender que todas as minhas ações têm um resultado na vida do outro, e o outro também tem ações que resultam na minha vida, a comunicação com os outros seres melhora. Os nossos relacionamentos ficam melhores, porque a gente tem toda essa base de benefícios colhida a partir da rotina de prática, e, com tudo isso, o que puxa é a compaixão. Uma compaixão um pouco mais expandida do que só a autocompaixão.
Eu, lógico, cuido de mim, procuro fazer boas escolhas pra mim, mas também olho para o outro, para os outros, para todos os seres que vivem neste mundo. A gente começa a entender que cada escolha que eu faço tem uma influência muito grande em lugares que eu nunca vou ver. Então a gente começa a escolher beneficiar os outros, fazer ações que podem minimizar o sofrimento do outro ou ajudar o outro a lidar com o próprio sofrimento a partir do momento que a gente sabe que todo mundo quer ser feliz, não é?! Todos estamos buscando a felicidade em tudo que a gente faz, seja tomar limão em jejum ou parar de fumar. Todas as ações de todos os seres são em busca da felicidade. E, quando a gente realiza isso, a gente só pode ter compaixão.
É possível muito mais
Esses são alguns benefícios que surgem como a rotina de prática. Alguns a gente consegue experienciar numa sessão curta de 10 minutos, mas eles realmente ficam, a gente realmente integra esses benefícios na nossa vida a partir do momento em que nós criamos uma prática consistente, todos os dias, pelo menos 5 minutinhos, 10 minutinhos. Quando a gente para e pratica, a gente consegue alcançar todas essas coisas. A gente consegue integrar a partir do momento que a gente tem uma rotina de prática.
Há outros milhares de benefícios que a gente alcança na prática. Alguns deles nós colocamos no nosso Facebook, que são listados pelo Jon Kabat-Zinn: são as 9 atitudes de Mindfulness. Se vocês quiserem saber um pouco mais, deem uma olhada no nosso Facebook. E eu quero saber de vocês, nós queremos saber de vocês: quais os benefícios da meditação que vocês atingiram com a prática? Vocês percebem alguma mudança depois de terem feito um curso, um workshop ou semi-intensivo (conosco ou com outros instrutores)?
E, se você busca esses benefícios, você pode começar a qualquer momento com uma respiração, prestando atenção no ar entrando e saindo momento a momento. Você já pode começar a plantar a sementinha de todos esses benefícios incríveis que vêm com a prática de meditação mindfulness.
Então, espero que esse vídeo, por mais curtinho que seja, possa ter instigado a sua curiosidade em praticar com a gente. Para mais informações, entre no nosso site: www.assertivamindfulness.com.br. Nós estamos com vários cursos abertos. Venham praticar com a gente!
Qualquer dúvida, nos escrevam. Um abraço, e até a próxima.