Redes Sociais
 

Qual a importância de uma formação instrutores de mindfulness?

a importancia da formação de mindfulness

Qual a importância de uma formação instrutores de mindfulness?

É preciso compreender que a formação de instrutores de mindfulness não é algo recente. O mindfulness moderno tem mais de 40 anos de história. Começou com Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts. Ele mantinha uma prática pessoal de mindfulness, viu que isso poderia ajudar as outras pessoas e criou um protocolo.

Mas, mesmo antes disso, ele usava os preceitos do Buddha Dharma, em uma prática contemplativa. Buddha foi um cara que trouxe ensinamentos essenciais pra compreender a condição humana, e a base tradicional do mindfulness se deve aos seus ensinamentos.

Depois de Buddha, já se passaram 2.500 anos de práticas e conhecimentos da exploração do mindfulness. Então, não é lendo um livro que uma pessoa estará apta a lecionar sobre isso. Existe um caminho, uma progressão para atingir um nível de conhecimento, principalmente para oferecer isso a outras pessoas.

Adquirindo responsabilidade com a prática através da formação de instrutores de mindfulness

É preciso ter consciência e muito conhecimento para aplicar o mindfulness para outras pessoas, para que não cause nenhum dano ao outro. Existem pessoas, por exemplo, que estão em estágio agudo de depressão ou têm algum transtorno dissociativo, e é preciso ter muito cuidado com o que é passado a elas.

Imagine uma Faculdade de Medicina que decide ensinar como fazer uma cirurgia de joelho a alunos de Geografia. Eles vão aprender perfeitamente como fazer a cirurgia, mas eles não entendem nada de Medicina. É a mesma coisa no mindfulness. É preciso formação e estudo para ensinar, instruir e conduzir grupos de mindfulness.

É necessário pelo menos 160 horas de estudo, que a pessoa tenha uma prática regular e diária, participe de retiros de silêncio pelo menos uma vez por ano, tenha compromissos éticos e muito mais.

A rede AbraMind, por exemplo, é uma das instituições em que posso garantir que há profissionais treinados com escopo ético, além das pessoas que tiveram treinamento dentro de centros budistas e que vêm de uma tradição clássica, que também estão aptas para ensinar.

Assista o vídeo sobre FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE MINDFULNESS