Redes Sociais
 

Lavando a louça com atenção plena

Lavando a louça com atenção plena

Lavando a louça com atenção plena

Como é estar plenamente presente enquanto fazemos as atividades mais corriqueiras, como lavar a louça? Geralmente nós temos a tendência de fugir de alguns momentos que acreditamos ser menos produtivos ou enfadonhos – e, muitas vezes, lavar a louça é um deles.

A maioria das pessoas lava a louça correndo para, depois, fazer outra coisa, seja comer a sobremesa, ir para um compromisso ou ir trabalhar… Essa pressa já mostra que desconsideramos aquele momento como importante.

Como estar presente ao lavar a louça?

Quando você lava a louça, você está ali. Então, se você treina sua atenção plena nesse momento, você lava a louça sentindo a água, sentindo o sabão, percebendo como a esponja desliza, percebendo o malabarismo da sua mão manejando um copo, um garfo, e com isso você fica conscientemente presente naquele momento.

Mesmo se você pensar que está perdendo tempo lavando a louça, você deve deixar esse pensamento passar e focar no momento da experiência, que se resume a sabão, água, louça e restos de comida.

O prazer e a plenitude de lavar a louça

Que tal nos entregarmos a esse momento, e não fugir dele? Nessa entrega e percepção de pensamentos, nesse persistir a atenção no agora, em vez de embarcar em histórias paralelas e pensamentos aleatórios, você pode descobrir todos os prazeres de simplesmente lavar a louça.

Há um texto sobre essa prática que diz: “uma pessoa só pode detestar lavar a louça se ela não estiver realmente lavando louça; se estiver pensando no que fará depois”. O autor do texto sugere que imaginemos que estamos segurando e banhando um bebê, com o mesmo cuidado, envolvimento e compromisso que temos nessas horas.

Como será que é se sentir pleno ao lavar a louça? É terminar de lavar a louça e estar satisfeito, sentindo-se bem. Na verdade, não importa muito a natureza da atividade, mas sim o nível de presença, cuidado e atenção que colocamos ali. Se fizermos isso, certamente iremos concluir a atividade com sentimento de plenitude.

Atenção plena e felicidade

Uma pesquisa de Harvard revelou que quase 50% do tempo não estamos presentes nas nossas tarefas. Queremos estar em outro lugar, fazendo outra coisa. A mesma pesquisa mostrou também forte relação entre estar distraído e estar insatisfeito. Isso revela como a relação entre distração e insatisfação é forte e nos faz refletir se, estando focados, nos tornamos mais satisfeitos.

De que adianta ter uma vida “perfeita” se estou insatisfeita? Remoendo o passado, planejando o futuro, etc? Com isso, eu perco o momento, fujo do agora e perco a oportunidade de mudar o que não está legal no presente.

As pessoas podem ter muitas coisas, como casa, carro e outros bens materiais que supostamente trazem “felicidade”, e perder tudo isso por não estarem presentes e usufruindo realmente dos momentos.

Mesmo que o cenário externo não esteja ideal, é possível ter felicidade e satisfação interna aproveitando momentos simples e estar engajado neles, como no caso do exemplo de lavar a louça.

Com isso, você colhe uma sensação boa, que alimenta o corpo e traz bem-estar. Você pode ir trazendo isso para todas as atividades do seu dia. Fazendo a escolha de estar presente em todas as atividades e sendo mais feliz.

Assista o vídeo: Lavando a louça com atenção plena