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Mindfulness na Educação

Mindfulness na Educação

Mindfulness na Educação

Luiz Ribeiro da Assertiva comenta sobre Mindfulness na educação em uma sessão de Facebook Live respondendo à pergunta da Karen Kroll.

Apesar de não haver ainda muita pesquisa sobre Mindfulness na educação, as pesquisas que já foram feitas indicam que mindfulness ajuda no desempenho escolar, por aumentar a capacidade de concentração. Estamos atualmente cercados de distrações.

Talvez, no futuro, a habilidade de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo se desenvolva, mas na atualidade não é isso o que as pesquisas revelam. Por enquanto, o cérebro humano não consegue ter foco em várias tarefas ao mesmo tempo.

Por não sabermos se a multitarefa é uma habilidade humana em desenvolvimento, não devemos culpar as redes sociais e outras distrações, mas sim ter consciência de que podemos desenvolver essa nova habilidade sem perder a habilidade já existente de concentração e foco direcionado.

E não é somente com as crianças – a falta de concentração também acontece com os adultos, especialmente no ambiente de trabalho, e está relacionada a várias doenças, como, por exemplo, a transtornos de ansiedade. Luiz comenta sobre um treinamento que fez com Daniel Burd, da Call Daniel, que trouxe a informação de que cerca de 80% dos pacientes que chegam até os hospitais são acometidos por doenças geradas pelo estresse.

A questão é como cuidar das crianças e jovens, considerando a possibilidade de estarem desenvolvendo a habilidade de conseguir lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, para que não percam a habilidade de manter o foco e a concentração. Não basta que os professores repreendam os alunos para que fiquem quietos e prestem atenção, é necessário dar a eles as ferramentas – é aí que o mindfulness tem ajudado na educação.

As pesquisas também indicam a redução no comportamento violento e a melhora no comportamento pró-social. O mindfulness, ao trabalhar com aceitação e reconhecimento da realidade, em vez de reatividade, ajuda a criança a se colocar em uma postura mais empática, perceber e se colocar no lugar do outro, reduzindo o comportamento de conflito violento e também o bullying. As crianças conseguem ter mais capacidade de dialogar.

Ou seja, conforme as pesquisas disponíveis até agora e a experiência relatada por profissionais, crianças e jovens, mindfulness tem um impacto positivo na educação.

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