Pilares do mindfulness: intenção

Pilares do mindfulness: intenção

No texto anterior, abordamos o primeiro dos pilares do mindfulness: atenção. O segundo pilar é a intenção, relacionada ao questionamento: por que eu estou fazendo isso? A cada momento, em cada ação que realizar, procure investigar isso, compreender a motivação por trás da sua ação em dado momento. Estar mais presente e consciente pode evocar a motivação que precisa para seguir em frente na sua jornada diária.

Pergunte-se qual a sua aspiração, o que profundamente o motiva, qual o propósito pelo qual você acorda todas as manhãs. Entender como a intenção (ou motivação) move suas decisões e, consequentemente, suas ações é importante para perceber se o caminho que você está trilhando é realmente aquilo que você deseja. De que forma esta ação, que acontece neste momento, te ajuda a se aproximar das suas metas de vida?

Importante destacar que tais questionamentos não precisam ser encarados como pressão. Eles podem ser um caminho para descobrir qual o sentido de suas ações e conectar suas intenções com o seu coração, com aquilo que é sua vocação, seu propósito, sua essência.

Conectando-se com seu coração

A intenção ajuda a encontrar a direção que você quer seguir em meio à infinidade de possibilidades. Entender que a intenção é como o Norte da bússola implica assumir a responsabilidade por nossas ações, emoções e pensamentos, pois sabemos que nossa resposta às situações que a vida nos apresenta é uma escolha. O empoderamento surge como recurso natural, sempre presente em nós.

No treino de mindfulness, é importante permanecer atento, ver claramente, apoiado por uma base de profunda tranquilidade e relaxamento. Pode parecer um paradoxo, mas tente puxar da memória os momentos em que você fez melhores escolhas – certamente foram momentos com uma atenção clara e precisa e um centramento tranquilo. Para cultivar cada vez mais essas qualidades, recomendamos aplicar e estar ciente de todos os pilares do mindfulness: intenção, atenção e atitude. Assim, mudanças expressivas podem acontecer em sua vida, melhorando o relacionamento com as pessoas à sua volta.