Mindfulness, a revolução silenciosa

praticantes no curso de meditação mindfulness da Assertiva Mindfulness

Mindfulness, a revolução silenciosa

Mindfulness: O Google pratica. A Nasa também. General Mills, Aetna, Target e Ford estão entre as inúmeras companhias pelo mundo que adotaram o treinamento. O Congresso norte-americano tem aulas semanais, e um senador defende a inclusão no sistema público de ensino. No Reino Unido, cerca de 70 membros do Parlamento participaram de cursos, e estuda-se introduzir no sistema público de saúde.

Afinal, o que é essa novidade que, segundo a capa da revista Time, está provocando uma verdadeira revolução positiva na sociedade moderna?

Mindfulness é um conjunto de técnicas que nos ajudam a prestar atenção plena ao momento presente como ele é. Treinando as competências inatas da mente, obtemos resultados como redução do estresse, estabilidade emocional e relacionamentos mais empáticos e resilientes. Em resumo, melhor qualidade de vida.

Não à toa, é aplicado em setores tão diversos quanto a saúde pública, o ensino e o sistema prisional, entre policiais e bombeiros, gestantes e recém-pais, executivos e acadêmicos. Todo o mundo quer um pouco de paz interior em tempos turbulentos como os atuais. Ainda mais quando recebemos um “bônus” de foco, eficiência e criatividade.

Nos próximos meses, serão apresentados aqui temas relevantes da prática de mindfulness. Falaremos sobre as principais técnicas, os cases de sucesso pelo mundo, novidades nas pesquisas científicas e, é claro, como você pode ter acesso ao treinamento, que está começando a ganhar o Brasil. Sempre no início do mês.

E que tal começar assistindo a um vídeo que explica o que é mindfulness de maneira didática e divertida?

*Este texto foi originalmente publicado no blog da Paloma Atran